Imagens da Memória: entre o legível e o visível
César Geraldo Guimarães
ISBN 85-7041-127-8

Sumário

PREFÁCIO - AOS ANJOS, O QUE É DOS ANJOS

INTRODUÇÃO - A IMAGEM, SIGNO DA MEMÓRIA

CAPÍTULO I - WE CAN'T GO HOME AGAIN

CAPÍTULO II - A VOCAÇÃO ICÔNICA DA MEMÓRIA
A escrita e as imagens
Do maquinismo das imagens ao trabalho dos signos
O tempo e o sujeito das imagens
A memória e a imagem técnica

CAPÍTULO III - O QUE É UMA IMAGEM EM LITERATURA?
A imagem na narrativa
Duas concepções acerca da imagem
As modulações da imagem
Uma pequena tipologia

CAPÍTULO IV - A IMAGEM SEGUNDO BERGSON
Deleuze lendo Bergson

CAPÍTULO V - ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE CINEMA E LITERATURA
Um modelo complexo
O cinema dos primeiros tempos
Dickens, Griffith, Eisenstein e nós
Eisenstein, Metz e a Semiologia
A literatura e o cinema que ainda não existia(m)

CAPÍTULO VI - NARRAR POR IMAGENS: O OLHAR E A MEMÓRIA
A viagem e as imagens: Wenders, Handke e Noll
O decifrador e o desmemoriado
A imagem desintegrada
As imagens e o regime de luz

CAPÍTULO VII - I IMAGEM ESCRITA
Errar no mesmo lugar
O filme esburacado
A imagem soletrada
Os tempos da escrita

CAPÍTULO VIII - FARAWAY, SO CLOSE

CAPÍTULO IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Outros Programas