O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários acolhe projetos específicos de Pós-Doutoramento, em fluxo contínuo, baseado nas normas da Resolução nº 02/2017, de 23 de maio de 2017, que regulamenta as atividades de Residência Pós-Doutoral na UFMG.

Para se candidatar à Residência Pós-Doutoral no Pós-Lit, e para que o Colegiado possa apreciar a solicitação para desenvolver pesquisa de pós-doutorado, é necessário que as exigências da referida resolução sejam cumpridas, que o projeto do interessado esteja vinculado a uma das áreas de concentração e a uma das linhas de pesquisa do Pós-Lit e que os documentos abaixo relacionados sejam encaminhados ao Pós-Lit via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e em formato pdf - (cada documento em um arquivo).

- requerimento de inscrição específico do Pós-Lit (formulário PDF);
- currículo Lattes ou, no caso de estrangeiro, currículo vitae;
- plano de trabalho com descrição de todas as atividades propostas;
- declaração de anuência do supervisor, que deve ser docente credenciado junto ao Pós-Lit;
- cópia do diploma de doutor (frente e verso) ou documento que comprove a conclusão do doutorado  (não serão aceitos: ata de defesa de tese, folha de aprovação da tese, bem como documentos que informem a necessidade de apresentação de versão final corrigida de tese como condição para fazer jus ao título de Doutor);
- cópia de certidão de nascimento ou de casamento;
- requerimento de registro Residência Pós-doutoral (formulário PDF);
- cópia da carteira de identidade (carteira de motorista não pode ser utilizada para este fim). Caso o candidato seja estrangeiro, deverá apresentar cópia da página de identificação do passaporte, página do visto e, se possuir, Cédula de Identificação de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal);
- cópia do CPF;
- cópia de comprovante de endereço.

 ATENÇÃO: O recebimento da documentação pela secretaria do Pós-Lit estará condicionado ao envio da "confirmação de recebimento" ao candidato.

Em até 30 (trinta) dias contados do término do período da Residência, o pós-doutorando deverá encaminhar ao Pós-Lit via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e em formato pdf - (cada documento em um arquivo) os seguintes documentos:

- relatório final no qual conste, pelo menos, um ensaio, artigo ou capítulo de livro, publicado ou não;
- parecer do supervisor assinado. No parecer de seu supervisor devem constar o período em que foi desenvolvida a pesquisa de pós-doutorado e o seu voto.

Após aprovação do relatório final de atividades, o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários solicitará à Pró-Reitoria de Pós-Graduação a emissão do certificado de conclusão de residência pós-doutoral.

Caso o relatório final não seja apresentado ao Pós-Lit conforme estabelecido acima, o residente pós-doutoral será excluído do sistema acadêmico, não cabendo a emissão do certificado, nos termos da Resolução nº 02/2017.

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