ATENÇÃO: Requerimentos e matrículas em disciplina isolada serão aceitos SOMENTE no(s) dia(s) estabelecido(s) no calendário do semestre letivo do Pós-Lit.
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Pré-requisitos:
  • Existência de vaga;
  • Não ser aluno de Graduação ou Pós-Graduação da UFMG; 
  • Já ter concluído uma Graduação (o sistema acadêmico NÃO permite a matrícula de alunos sem uma Graduação concluída).


Se selecionado, o candidato poderá se matricular em:

  • 01 (uma) disciplina de 30 horas (2 créditos)  OU  01 (uma) disciplina de 60 horas (4 créditos),  E
  • 01 (uma) OU MAIS disciplinas de 15 horas (1 crédito)  

As disciplinas que oferecerão vagas estão divulgadas no QUADRO DE OFERTAS DE DISCIPLINAS

 

O processo de matrícula em disciplina isolada consiste em 02 etapas: 

 

Etapa 01 de 02: Protocolo de requerimento de matrícula em disciplina isolada: no prazo estipulado no calendário do Pós-Lit, o candidato deverá preencher o protocolo exclusivamente ONLINE (clique aqui) e anexar os documentos abaixo relacionados:

Documentos necessários (em formato PDF, legíveis, sem cortes e sem rasuras):

- histórico completo (todas as páginas) da graduação ou da pós-graduação;
- diploma ou comprovante de conclusão da graduação ou da pós-graduação (facultativo, caso conste no histórico a data da graduação);  
- carteira de identidade e CPF;
curriculum vitae ou Lattes,
- cópia do último contra-cheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG.;
- se estrangeiro: cópia do passaporte, com visto temporário de estudante ou permanente válidos:
  • página de identificação, e
  • páginas do visto de entrada no Brasil (tipos que permitam o estudo, conforme Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017 e Decreto nº 9.199, de 20 de novembro de 2017).
    Em caso de vencimento do visto, ou de proximidade de vencimento igual ou inferior a 30 dias, apresentar também a cópia do protocolo de prorrogação emitido pela Polícia Federal.
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal - RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), RNM (Registro Nacional Migratório) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal;
 
Atenção!
  • Deverá ser feito 1 requerimento para cada disciplina, uma vez que serão avaliados por professores distintos.

  • Após o preenchimento e envio do formulário ONLINE de requerimento de matrícula, sua inscrição será confirmada através do redirecionamento à página de confirmação. Caso isso não ocorra, é necessário refazer todo o procedimento de inscrição.

  • O resultado dos requerimentos será divulgado exclusivamente no site do Pós-Lit

  • A falta e/ou o envio incorreto, incompleto ou ilegível de qualquer um dos documentos listados levará ao indeferimento do requerimento. O Pós-lit não oferecerá oportunidade para reenvio da documentação.

  • Não serão aceitos requerimentos enviados pelos correios, por e-mail, ou presencialmente na secretaria do Programa.

 

Etapa 02 de 02: Resultado e matrícula na(s) disciplina(s) isolada(s). O resultado será divulgado somente no site do Pós-Lit.

O requerente que obtiver deferimento deverá encaminhar ao e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, no prazo estipulado no calendário do Pós-Lit, o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula, como condição obrigatória para efetivar a sua matrícula.

a) Gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) pela internet. Clique aqui

b) Preencher o formulário informando os seguintes dados: 

CPF/CNPJ: digitar o número do CPF de quem cursará a disciplina isolada
Nome do Contribuinte: nome da pessoa que cursará a disciplina isolada
Competência: mês da matrícula / ano de oferta da disciplina
Data do Vencimento: data para efetuar o pagamento
Valor Principal: valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57
Valor Total: repetir o valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57
Clicar em GERAR GRU  

 

Atenção!

  • Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita. Em hipótese alguma será devolvida a taxa de matrícula.

  • Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento da taxa de matrícula.

  • O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas 01 (uma) taxa, para qualquer número de disciplinas, não importando se se trata de disciplinas de níveis diferentes (graduação e pós-graduação).

  • Assim que receber o comprovante de pagamento da taxa, a Secretaria efetuará o cadastro e gerará o número de registro/matrícula do aluno. O comprovante de matrícula poderá ser solicitado à secretaria, por email.

  • Acesso ao MOODLE (portal MinhaUFMG): ao receberem o comprovante de matrícula, os alunos de disciplinas isoladas deverão enviar um documento com foto e número de matrícula para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando a carta de nip’s. Help desk: (31) 3409-4009

  • Para instruções do cadastro do aluno no Teams (quando o professor assim solicitar), clique aqui. É necessário já ter o acesso ao Moodle (login @ufmg).

 

Declaração: A declaração de conclusão da disciplina poderá ser solicitado à seção de ensino da unidade ou à secretaria do colegiado de curso de pós-graduação, após o encerramento do período letivo.

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