- Existência de vaga;
- Não ser aluno de Graduação ou Pós-Graduação da UFMG;
- Já ter concluído uma Graduação (o sistema acadêmico NÃO permite a matrícula de alunos sem uma Graduação concluída).
Se selecionado, o candidato poderá se matricular em:
- 01 (uma) disciplina de 30 horas (2 créditos) OU 01 (uma) disciplina de 60 horas (4 créditos), E
- 01 (uma) OU MAIS disciplinas de 15 horas (1 crédito)
As disciplinas que oferecerão vagas estão divulgadas no QUADRO DE OFERTAS DE DISCIPLINAS.
O processo de matrícula em disciplina isolada consiste em 02 etapas:
Etapa 01 de 02: Protocolo de requerimento de matrícula em disciplina isolada: no prazo estipulado no calendário do Pós-Lit, o candidato deverá preencher o protocolo exclusivamente ONLINE (clique aqui) e anexar os documentos abaixo relacionados:
Documentos necessários (em formato PDF, legíveis, sem cortes e sem rasuras):
- diploma ou comprovante de conclusão da graduação ou da pós-graduação (facultativo, caso conste no histórico a data da graduação);
- carteira de identidade e CPF;
- curriculum vitae ou Lattes,
- cópia do último contra-cheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG.;
- se estrangeiro: cópia do passaporte, com visto temporário de estudante ou permanente válidos:
- página de identificação, e
- páginas do visto de entrada no Brasil (tipos que permitam o estudo, conforme Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017 e Decreto nº 9.199, de 20 de novembro de 2017).
Em caso de vencimento do visto, ou de proximidade de vencimento igual ou inferior a 30 dias, apresentar também a cópia do protocolo de prorrogação emitido pela Polícia Federal. - Cédula de Identidade de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal - RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), RNM (Registro Nacional Migratório) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal;
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Deverá ser feito 1 requerimento para cada disciplina, uma vez que serão analisados por professores distintos.
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Após o preenchimento e envio do formulário ONLINE de requerimento de matrícula, sua inscrição será confirmada através do redirecionamento à página de confirmação. Caso isso não ocorra, é necessário refazer todo o procedimento de inscrição.
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O resultado dos requerimentos será divulgado exclusivamente no site do Pós-Lit.
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A falta e/ou o envio incorreto, incompleto ou ilegível de qualquer um dos documentos listados levará ao indeferimento do requerimento. Não será dada oportunidade para reenvio da documentação.
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Não serão aceitos requerimentos enviados pelos correios, por e-mail, ou presencialmente na secretaria do Programa.
Etapa 02 de 02: Resultado e matrícula na(s) disciplina(s) isolada(s). O resultado será divulgado somente no site do Pós-Lit.
O candidato aprovado deverá encaminhar ao e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, no prazo estipulado no calendário do Pós-Lit, o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula, como condição obrigatória para efetivar a sua matrícula.
O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas 01 (uma) taxa, para qualquer número de disciplinas, não importando se se trata de disciplinas de níveis diferentes (graduação e pós-graduação).
a) Gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) pela internet. Clique aqui
b) Preencher o formulário informando os seguintes dados:
CPF/CNPJ: | digitar o número do CPF de quem cursará a disciplina isolada |
Nome do Contribuinte: | nome da pessoa que cursará a disciplina isolada |
Competência: | mês da matrícula / ano de oferta da disciplina |
Data do Vencimento: | data para efetuar o pagamento |
Valor Principal: | valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57 |
Valor Total: | repetir o valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57 |
Clicar em GERAR GRU |
Atenção!
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Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita. Em hipótese alguma será devolvida a taxa de matrícula.
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Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento da taxa de matrícula.
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Assim que receber o comprovante de pagamento da taxa, a Secretaria efetuará o cadastro e gerará o número de registro/matrícula do aluno. O comprovante de matrícula será enviado ao aluno por email.
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Acesso ao MOODLE (portal MinhaUFMG) (quando o professor assim solicitar): ao receberem o comprovante de matrícula, os alunos de disciplinas isoladas deverão enviar um documento com foto e número de matrícula para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando a carta de nip’s. Help desk: (31) 3409-4009
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Para instruções do cadastro do aluno no Teams (quando o professor assim solicitar), clique aqui. É necessário já ter o acesso ao Moodle (login @ufmg).
Certificado: O certificado de conclusão da disciplina poderá ser solicitado à secretaria do colegiado de curso de pós-graduação, após o encerramento do período letivo.