Graduados não inscritos em cursos regulares da UFMG poderão matricular-se em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Pós-Lit, então considerada disciplina isolada, desde que haja vagas disponíveis e a juízo do Colegiado do Programa.
 
O candidato poderá requerer matrícula em:
- 01 (UMA) disciplina de 30 horas/aula (2 créditos) OU 01 (UMA) disciplina de 60 horas/aula (4 créditos), e
- 01 (UMA) OU MAIS disciplinas de 15 horas/aula (1 crédito) 

 

O processo de matrícula em disciplina isolada tem duas etapas: 

1ª Etapa - Protocolo de requerimento de matrícula em disciplina isolada, realizado exclusivamente ONLINE. A data para o preenchimento e envio do formulário ONLINE de requerimento de disciplina isolada, com os documentos do candidato, será SOMENTE no(s) dia(s) estabelecido(s) no calendário do semestre letivo do Pós-LitConsiste no preenchimento e envio adequado do formulário ONLINE de requerimento de matrícula em disciplina isolada do Pós-Lit (http://www.letras.ufmg.br/sistemas/sapg/isolada/?p=poslit), anexados os documentos abaixo relacionados, em formato PDF, legível, sem cortes e sem rasuras:
- cópia do histórico escolar da graduação ou pós-graduação;
- cópia do diploma ou comprovante de conclusão da graduação ou da pós-graduação (facultativo caso conste no histórico escolar a conclusão da graduação ou da pós-graduação);
-  cópia da carteira de identidade e CPF;
- curriculum vitae ou Lattes;
- cópia do último contra-cheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG;
- passaporte com visto temporário de estudante ou permanente, se estrangeiro.
Após o preenchimento e envio do formulário ONLINE de requerimento de matrícula, sua inscrição será confirmada através do redirecionamento à página de confirmação. Caso isso não ocorra, é necessário refazer todo o procedimento de inscrição.
O resultado dos requerimentos será divulgado exclusivamente no site do Pós-Lit em data estabelecida no calendário do semestre letivo do Pós-Lit.
 
2ª EtapaMatrícula PRESENCIAL na disciplina isolada. A matrícula será efetivada SOMENTE no(s) dia(s) estabelecido(s) no calendário do semestre letivo do Pós-Lit, no horário de atendimento externo da secretaria das 13:30 às 17:00 horas. Pode ser realizada pessoalmente ou por procuração. Consiste na entrega dos documentos abaixo relacionados, impressos, caso o requerimento tenha sido aprovado.
- cópia da carteira de identidade e CPF;
- cópia do último contra-cheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG;
- comprovante de pagamento da taxa única de disciplina isolada (1 cópia + o ORIGINAL, para conferência)
Lembramos que:
  • o requerente que obtiver deferimento deverá efetuar o pagamento da taxa uma única vez, independente do número de disciplinas que vá cursar;
  • os servidores da UFMG são isentos do pagamento da taxa;
Documentação a ser entregue por candidatos estrangeiros:
- cópia das páginas do passaporte - página de identificação e visto, temporário de estudante ou permanente.
- comprovante de pagamento da taxa única de disciplina isolada (1 cópia + o ORIGINAL, para conferência).
 
O candidato cujo requerimento tenha sido aprovado que não comparecer à secretaria na(s) data(s) estabelecida(s) no calendário do Pós-Lit, apresentando a documentação solicitada, não terá sua matrícula efetivada.

CANDIDATOS ESTRANGEIROS, ATENÇÃO:
Reiteramos que conforme informações disponíveis na página do DRCA, o requerente Estrangeiro que obtiver deferimento da disciplina isolada de Pós-Graduação deverá, antes de pagar a taxa única, encaminhar-se ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para efetuar o Registro Acadêmico somente nos dias 10 e 11 de março de 2020, conforme Calendário Escolar.
O requerente deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos ao DRCA:
  • Autorização de registro devidamente assinada e carimbada pelo curso ofertante da disciplina (parecer de deferimento dado no formulário de requerimento de matrícula em disciplina isolada);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) ;
  • Passaporte, especificamente:
    a) página de identificação, e
    b) páginas do visto de entrada no Brasil (tipos que permitam o estudo, conforme Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017 e Decreto nº 9.199, de 20 de novembro de 2017).
    Em caso de vencimento do visto, ou de proximidade de vencimento igual ou inferior a 30 dias, apresentar também a cópia do protocolo de prorrogação emitido pela Polícia Federal.
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal - RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), RNM (Registro Nacional Migratório) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal;
  • Comprovante de residência no Brasil (em nome próprio ou de outrem);

Após receber seu número de registro, o requerente Estrangeiro deverá efetuar o pagamento da taxa única e dirigir-se à Secretaria do Curso para efetivar sua matrícula, conforme estabelecido na 2ª etapa.

 
OBSERVAÇÕES:
- AS DISCIPLINAS QUE SERÃO OFERECIDAS COMO ISOLADAS SERÃO DIVULGADAS NO QUADRO DE OFERTAS DE DISCIPLINAS DO SITE.
- A FALTA E/OU O ENVIO INCORRETO, INCOMPLETO OU ILEGÍVEL DE QUALQUER UM DOS DOCUMENTOS LISTADOS LEVARÁ AO INDEFERIMENTO DO REQUERIMENTO.
- O PÓS-LIT NÃO OFERECERÁ OPORTUNIDADE PARA REENVIO DA DOCUMENTAÇÃO INCORRETA, INCOMPLETA OU ILEGÍVEL, SENDO O CANDIDATO O ÚNICO RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO E ENVIO, ON-LINE, DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO COM TODOS OS DOCUMENTOS ANEXOS EXIGIDOS.
- NÃO SERÃO ACEITOS REQUERIMENTOS PELOS CORREIOS, NEM POR E-MAIL, NEM PRESENCIALMENTE NA SECRETARIA DO PROGRAMA.
- NENHUM RESULTADO SERÁ DIVULGADO POR TELEFONE NEM POR E-MAIL.
- ANTES DE EFETUAR O PAGAMENTO DA TAXA DE MATRÍCULA VERIFIQUE SE SUA MATRÍCULA FOI ACEITA. EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ DEVOLVIDA A TAXA DE MATRÍCULA.
- OS PROCEDIMENTOS PARA A GERAÇÃO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU) ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS NO LINK “PAGAMENTO DA TAXA ÚNICA”.
 
Os alunos matriculados em disciplinas isoladas, para terem acesso ao moodle/Portal minhaUFMG deverão enviar um documento com foto e número de matrícula para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando a carta de NIP’s. Para mais informações, entrem em contato com o suporte, telefone: 3409-4916.

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