MATRÍCULA REGULAR
º A matrícula dos alunos ingressantes é realizada através do envio do formulário de “Requerimento de matrícula de aluno regular”, disponível no site, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), devidamente preenchido e assinado pelo aluno e por seu orientador, no período de matrícula para os aprovados e classificados no Exame de Seleção, conforme divulgado no calendário para ingressantes, publicado junto ao resultado final do processo seletivo.
º Os alunos veteranos, na data estabelecida no calendário do ano letivo do Pós-Lit, deverão solicitar a matrícula online, por meio do portal "MinhaUFMG" que será avaliada pelo orientador, pelo mesmo sistema. A matricula somente será efetivada com a aprovação online do orientador.
Atenção! Para que a matrícula ocorra dessa forma, é necessário que todos os docentes e discentes estejam cadastrados no portal "Minha UFMG".
Os alunos novatos, de posse do número de registro, deverão se cadastrar no portal “Minha UFMG" através do site do Laboratório de Ciência da Computação – LCC/UFMG, www.lcc.ufmg.br – Telefone: 3409-4916.
Os docentes e discentes com algum problema para acessar o portal devem procurar, com urgência, o Laboratório de Ciência da Computação – LCC.
Alertamos a todos, alunos e professores, para que tomem as devidas providências para a matrícula, não deixando para a última hora, a fim de evitar congestionamentos e problemas técnicos, que poderão lhes trazer prejuízos acadêmicos.
Lembramos que todos devem ler atentamente as Normas e o Regulamento do Programa, pois neles estão as diretrizes vigentes do curso.
Informações quanto ao número de créditos para integralização - mínimo a cursar na área de concentração, mínimo a cursar por semestre e outras - encontram-se disponíveis no Regulamento do Programa.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Para alunos regularmente matriculados em outros cursos da UFMG
Havendo vagas disponíveis e aprovações dos colegiados de ambos os cursos, o aluno poderá requerer matrícula em:
- 01 disciplina de 30 horas/aula (2 créditos) OU 01 disciplina de 60 horas/aula (4 créditos) E
- 01 ou mais disciplinas de 15 horas/aula (1 crédito)
Antes de enviar o seu pedido, consulte o quadro de disciplinas para saber se ainda há vagas na turma pretendida.
As matrículas ocorrerão em 02 etapas:
1º etapa – estudantes de Pós-Graduação stricto sensu: seguirão o mesmo calendário das matrículas on-line para disciplinas regulares e eletivas, no Sistema de Matrícula da Pós-Graduação (MinhaUFMG).
2º etapa – estudantes da Pós-Graduação que perderam o prazo da matrícula on-line e estudantes de Graduação:
No prazo estipulado no calendário do Pós-Lit, o aluno deverá enviar, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os documentos abaixo relacionados:
- autorização do Colegiado do curso de origem
- formulário de requerimento, devidamente preenchido e assinado
- para requerimentos em disciplinas de 30 ou 60 horas:
- aluno com nível superior completo: cópia do diploma ou do comprovante de conclusão da graduação ou pós-graduação ou do histórico escolar, se neste constar a conclusão do curso,.
- aluno com nível superior incompleto: o formulário de requerimento deverá conter a assinatura de autorização de um docente do Pós-Lit.
ATENÇÃO:
* Não serão aceitos requerimentos incompletos.
* Serão considerados recebidos SOMENTE os requerimentos enviados no(s) dia(s) indicado(s) no calendário do semestre letivo.
Resultado e matrícula na disciplina eletiva: o resultado será comunicado aos requerentes via e-mail. A efetivação da matrícula poderá ser verificada através do Portal Minha UFMG.
O aluno que desistir da matrícula em uma ou mais disciplina em que tiver sido aprovado, deverá manifestar-se, por e-mail, na data estipulada em calendário para a "matrícula em disciplinas eletivas", solicitando a suspensão da sua matrícula.
DISCIPLINAS ISOLADAS
Graduados não inscritos em cursos regulares da UFMG poderão matricular-se em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, então considerada disciplina isolada, desde que haja vaga e a juízo do Colegiado do Programa. Consulte o quadro de disciplinas para saber se ainda há vagas na turma pretendida.
Alunos com vínculo ativo com a UFMG não podem cursar disciplinas na modalidade isolada.
O interessado poderá matricular-se em uma disciplina de 60h e/ou uma ou mais disciplinas de 15h.
O processo de matrícula ocorre em duas etapas:
1ª Etapa: O protocolo de requerimento de matrícula em disciplinas isoladas será exclusivamente ONLINE, por meio do formulário: http://www.letras.ufmg.br/sistemas/sapg/isolada/?p=poslit, que estará disponível no período estabelecido pelo calendário do Programa.
No ato do preenchimento do formulário, devem ser anexados os seguintes documentos:
- Cópia do Histórico Escolar da graduação [ou] da pós-graduação
- Cópia do diploma [ou] comprovante de conclusão da graduação [ou] da pós-graduação
- Cópia da carteira de identidade
- Cópia do CPF
- Curriculum Vittae/ Lattes
O resultado da primeira etapa será publicado no site do programa na data estabelecida pelo calendário do programa. Todos os candidatos que tiverem seus pedidos aprovados na primeira etapa DEVEM cumprir a segunda etapa para que seja efetivada a matrícula.
2ª Etapa: Nesta ocasião, o candidato aprovado deverá encaminhar, por e-mail, a guia de pagamento + comprovante de pagamento da taxa de disciplina isolada (não são aceitos comprovantes de agendamento do pagamento).
No caso de servidor da UFMG, deve ser encaminhado o último contracheque e a autorização da chefia. Lembramos que o servidor da UFMG é isento do pagamento da taxa de matrícula;
ATENÇÃO: Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita.
EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ DEVOLVIDA A TAXA DE MATRÍCULA
O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa, para qualquer número de disciplinas, não importando se se trata de disciplinas de níveis diferentes (graduação e pós-graduação).
a) Gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) pela internet. Clique aqui
b) Preencher o formulário informando os seguintes dados:
CPF/CNPJ: | digitar o número do CPF de quem cursará a disciplina isolada |
Nome do Contribuinte: | nome da pessoa que cursará a disciplina isolada |
Competência: | mês da matrícula / ano de oferta da disciplina |
Data do Vencimento: | data para efetuar o pagamento |
Valor Principal: | valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57 |
Valor Total: | repetir o valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57 |
Clicar em GERAR GRU |
O candidato aprovado que não cumprir todas as etapas deste processo não terá sua matrícula efetivada.