Professor Gustavo Cerqueira Guimarães
Código LIT948 Turma A Sala 4071 Nível M/D
Área de Concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada
Natureza OP
Carga Horária 60h/a Crédito 4
Ementa
O seminário tem o objetivo de discutir a obra do italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975) a partir de sua obra literária e cinematográfica, enfocando as relações teóricas entre a literatura e sua transposição para as telas de cinema. No intuito de melhor compreender seu discurso estético-político, pretende-se, preliminarmente, destacar a gênese de seu pensamento que explora a cultura popular por meio das línguas dialetais italianas, da oralidade do camponês e do futebol. Nessa perspectiva, a disciplina visa a estabelecer o diálogo de Pasolini com formulações conceituais de Sigmund Freud, Michel Foucault, Roland Barthes, Georges Didi-Huberman, Gilles Deleuze e Félix Guattari, tais como o mito, a imagem, a narratividade, a memória, os espaços heterotópicos, a literatura menor e o próprio discurso
Programa
Unidade I
O cinema de Pier Paolo Pasolini: uma introdução;
Pasolini, 40 anos de ausência: "um delito italiano";
A recepção crítica de Pasolini no Brasil: Amoroso, Nazario e Lahud.
Unidade II:
Cultura popular: o povo, a língua dialetal e o futebol;
O cinema e o futebol de prosa e de poesia;
A literatura pasoliniana: Meninos da vida e Teorema;
Pasolini, o vaga-lume sobrevivente: Didi-Huberman.
Unidade III:
O início: Accattone, Mamma Roma e Comizi d'amore ;
A obra em diálogo com Freud, Barthes, Foucault, Deleuze e Guattari.
Unidade IV:
Do texto à tela: a obra literária para o cinema;
O mito no cinema pasoliniano: Édipo, Medeia, Jesus Cristo e Francisco de Assis.
Unidade V:
Política e erotismo: Saló, ou os 120 dias de Sodoma;
O cinema pasoliniano: encerramento do curso.
Bibliografia
BIBLIOGRÁFICA
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FILMOGRÁFICA
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PASOLINI, Pier Paolo. Desajuste social (Accatone). Roteiro: Sergio Citti, Pasolini. Itália, p&b, 1961, 120 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Mamma Roma (Mamma Roma). Roteiro: Pasolini. Itália, p&b, 1962, 110 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Comícios de amor (Comizi d'amore). Roteiro, entrevistas, comentários: Pasolini. Itália, p&b, 1963, 90 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Locações na Palestina (Sopra luoghi in Palestina per il vangelo secondo Matteo). Roteiro e direção musical: Pasolini. Itália, p&b, 1963, 55 min.
PASOLINI, Pier Paolo. O evangelho segundo São Mateus (Il vangelo secondo Matteo). Roteiro e direção musical: Pasolini. Itália, p&b, 1964, 137 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Gaviões e passarinhos (Uccellacci e uccellini). Roteiro: Pasolini. Itália, p&b, 1966, 89 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Édipo Rei (Edipo Re). Roteiro: Pasolini (a partir de Sófocles). Itália, cor, 1967, 104 min.
PASOLINI, Pier Paolo. O que são nuvens? (Che cosa sono le nuvole?) Episódio do filme coletivo Capriccio all'italiana, de Mauro Bolognini, Mario Monicelli, Pasolini, Steno, Pino Zac, Franco Rossi. Roteiro: P. P. Pasolini. Itália, cor, 1968, 20 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Medeia (Medea). Roteiro: Pasolini (a partir de Eurípides). Itália, cor, 1969, 110 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Teorema (Teorema). Roteiro: Pasolini (com base em seu romance homônimo). Itália/França/Alemanha, cor, 1968, 98 min.
PASOLINI, Pier Paolo. Salò ou os 120 dias de Sodoma (Salò o le 120 giornate di Sodoma). Roteiro: Pasolini; Sergio Citti, Pupi Avati (com base no romance Os 120 dias de Sodoma, do Marquês de Sade. Itália/França, cor, 1975, 114 min.