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SELEÇÃO | Processo seletivo simplificado de candidato estrangeiro

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (PósLit) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) faz saber que estarão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO de candidatos aos cursos de DOUTORADO com início em agosto de 2025.

O processo seletivo simplificado tem como objetivo selecionar um (01) candidato estrangeiro ao doutorado do Pós-Lit, o qual receberá uma bolsa de estudos da FAPEMIG para a realização de seus estudos durante os 4 anos seguintes.

As inscrições serão realizadas no período de 19 de maio de 2025 a 20 de junho de 2025.

O processo seletivo simplificado consiste de 2 fases: na primeira fase é feita a avaliação do Currículo Vitae do candidato e o Projeto de Pesquisa. Na segunda fase, é realizada a Entrevista com os candidatos selecionados na primeira fase. Somente terão acesso à Entrevista os candidatos selecionados na primeira fase.

Para maiores informações, sugerimos a leitura atenta ao edital e à página do processo seletivo.

EVENTO | 1ª Jornada de Dramaturgia Brasileira Contemporânea

 

>>> Acesse aqui a programação completa <<<

 

Sobre o evento
Nos últimos anos, a dramaturgia brasileira tem dado sinais de um fôlego renovado. Cada vez mais dramaturgos e dramaturgas têm encabeçado processos de produção textual que diversificam a lógica da “dramaturgia de gabinete” que pautou boa parte da produção escrita na Europa e no Brasil até meados do século XX. Há textos que se forjam durante ou depois de processos cênicos, textos elaborados de modo individual ou coletivo, autores que escrevem distantes do trabalho teatral ou autores-atores/diretores que vivem cotidianamente o processo de experimentação cênica.

Nesse cenário, apesar da afirmativa algo peremptória sobre o fim ou a superação da importância do texto dramatúrgico no teatro, o que se verifica é um movimento diverso: um crescente interesse de dramaturgos e artistas em consolidarem seu trabalho na forma da literatura dramática. Não à toa, nos últimos dez anos, ganharam destaque no Brasil ao menos três importantes editoras especializadas em publicar dramaturgia brasileira contemporânea. Dentro desse movimento, destacam-se não apenas as obras de dramaturgos consolidados, como também de autores e autoras jovens, com parcela expressiva de dramaturgias produzidas fora do eixo Rio-São Paulo.

Tal efervescência literária e editorial tem demandado cada vez mais pesquisas e debates que compreendam os diferentes aspectos temáticos e formais dessa produção. Ao mesmo tempo, surge o desafio de pensar categorias de análise que sejam capazes de extrapolar o referencial teórico do drama europeu que durante muito tempo pautou os estudos de teoria do drama no Brasil e, como se sabe, nem sempre deu conta de compreender nossos movimentos específicos.

Nesse sentido, esta 1ª Jornada de Dramaturgia Brasileira Contemporânea deseja levantar discussões sobre (a) o lugar ocupado pela dramaturgia na cena brasileira, dando destaque, especificamente, à literatura dramática; (b) as condições de possibilidade, os alcances e limites do drama na dramaturgia contemporânea, a partir dos diferentes movimentos de negação e/ou reconfiguração da mimese; (c) as diferentes poéticas dramáticas, culminando em um esforço para mapear tendências de composição, linhas de força e relações entre drama e experiência social brasileira.

 

Para mais informações e dúvidas, acesse um dos canais de evento:
Site: http://www.letras.ufmg.br/nucleos/ned/
Instagram: @nucleoexperimentaldramaturgia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/de/1FAIpQLSd6MKpS5Im9EkDvPCY_jko0686Hzfb2JUlwTpiuH16eYEekcA/viewform 

Professor José de Paiva dos Santos

Código LIT968         Turma U      Sala 4071       Nível M/D

Área de Concentração Literaturas de Língua Inglesa

Natureza OP

Carga Horária 60h/a   Crédito 4

Ementa

Estudo das mais representativas teorias críticas das literaturas de língua inglesa, com ênfase nas tendências contemporâneas

Pré-requisito(s): Inglês fluente: oral e escrito

Programa
a) Literary criticism: definitions, history, contexts, main debates.
b) Russian Formalism and New Criticism
c) Marxist Criticism
d) Reader-Response Theory
e) Psychoanalytic Criticism
f) Modernity/post-modernism: structuralism, post-structuralism, deconstruction
g) Feminist criticism
h) Cultural studies and New Historicism
i) Post-colonialism
j) Gender studies
k) Race criticism
l) Ecocriticism

Bibliografia
a) LEITCH, Vincent B. The Norton anthology of theory and criticism. 2nd ed. New York: Norton, 2010.
b) EAGLETON, Terry. Literary theory: an introduction. Minnesota: Minnesota Press, 2008.
c) LENTRICHI, Frank; McLaughlin Thomas. Critical Terms for Literary Studies. 2nd ed. Chicago: U of Chicago, 1990.
d) FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de Literatura e Cultura. 2ª ed. Rio de Janeiro: EDUFF, 2010.
e) WOLFREYS, Julian. Critical Keywords in Literary and Cultural Studies. New York: Palgrave, 2004.
f) WILLIAMS, James. Undertanding Poststructuralism. New York: Routledge, 2005.
g) BUTLER, Judith. Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routldge,, 2006.
h) FISH, Stanley. Is there a Text in this Class? Cambridge: Harvard, 1980.
i) MILLS, Charles W. Blackness Visible: Essays on Philosophy and Race. Ithaca: Cornel, 1998.
j) ASHCROFT, Bill et al. The Postcolonial Studies Reader. 2 ed. New York: Routledge, 2006.
k) COUPE, Laurence. The Green Studies Reader: from Romantism to Ecocriticism. New York, NY: Routledge, 2000.
l) WARHOL, Robyn R., Prince H. Diane (ed.). Feminisms: an anthology of literary theory and criticism. Hampshire : Macmillan Press, 1997.

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