Professora Cláudia Campos Soares
Código LIT836 Turma A1 Sala 4071 Nível M/D
Área de Concentração Literatura Brasileira
Natureza OP
Carga Horária 60h/a Crédito 4
Ementa
Leitura de Corpo de baile, de João Guimarães Rosa, como universo que não fecha sentidos e que escapa a formas de apropriação teleológica.
Programa:
1- Apresentação de Corpo de baile.
2- Apresentação de tendências representativas da crítica rosiana, em geral, e de Corpo de baile, em particular.
3- Estudo das novelas de Corpo de baile: seminários e aulas expositivas
Bibliografia
Específica
ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. Várias edições.
Observação:
Corpo de baile, a partir de sua 3ª edição, foi desmembrando em 3 volumes, intitulados Manuelzão e Miguilim; No Ururbuquaquá, no Pinhém; e Noites do sertão (inicialmente publicados pela José Olympio Editora e mais tarde pela Nova Fronteira). Essas são as edições mais acessíveis do livro. Mas as novelas também podem ser encontradas na Ficção completa do autor (ROSA, João Guimarães. Ficção Completa, v.1, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994) e na edição comemorativa dos 50 anos do livro (ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. Edição comemorativa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006).
Geral:
ARAÚJO, Heloisa Vilhena de. A raiz da alma. São Paulo: EDUSP, 1992.
_____. A pedra brilhante. In: _____. O roteiro de Deus: dois estudos sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim, 1996. p. 379-556.
BIZZARRI, Edoardo. João Guimarães Rosa: correspondência (com seu tradutor italiano). 2a ed. São Paulo: T. A. Queiróz, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, 1980.
HANSEN, João Adolfo. Forma, indeterminação e funcionalidade das imagens de Guimarães Rosa. In: SECCHIN, Antônio Carlos et alli (org.). Veredas no sertão rosiano. Rio de Janeiro, 7Letras, 2007, p.29-49.
_____. Forma literária e crítica da lógica racionalista em Guimarães Rosa. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 47, n. 2, p.120-130, abr./jun. 2012.
LIMA, Deise Dantas. Encenações do Brasil rural em Guimarães Rosa. Niterói: EdUFF, 2001.
_____. A terceira margem da sujeição: o capataz, em Corpo de baile. In: Veredas de Rosa II.
MACHADO, Ana Maria. Recado do nome: Guimarães Rosa a luz do nome de seus personagens. São Paulo, Martins fontes, 1976.
NUNES, Benedito. Guimarães Rosa. O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1976.
_____. De Sagarana a Grande sertão: veredas. In: Crivo de papel. São Paulo: Ática; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Mogi das Cruzes: Universidade de Mogi das Cruzes, 1998.
PRADO Jr., Bento. O destino decifrado. In: Alguns ensaios: filosofia, literatura, psicanálise. São Paulo: Max Limonad, 1985, p.195-226.
ROSA, João Guimarães. Diálogo com Guimarães Rosa (entrevista concedida a Günter Lorenz). In: Ficção completa, v.1, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p.27-61.
RÓNAI, Paulo. Rondando os segredos de Guimarães Rosa. In: Encontros com o Brasil. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1958, p.139-149.
RONCARI, Luiz. O cão do sertão. In: O cão do sertão: literatura e engajamento. São Paulo: UNESP, 2007.
_____. Buriti do Brasil e da Grécia: patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosa. São Paulo: Editora 34, 2013.
SANTOS, Júlia C. F. Nomes dos personagens em Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: INL, 1971.
SIMÕES, Irene Gilberto. Novos processos de construção: a incorporação dos signos do teatro e do cinema. In: _____. Guimarães Rosa: as paragens mágicas. São Paulo: Perspectiva, s/d.
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VALENTE, Luiz Fernando. As contradições de eros: "Buriti" e "A estória de Lélio e Lina". In: Mundividências: leituras comparativas de Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
VASCONCELOS, Sandra Guardini T. Puras misturas: estórias em Guimarães Rosa. São Paulo: FAPESP, HUCITEC, 1997. 194 p.
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_____. A festa de Manuelzão. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 41. São Paulo, 1996, p.85-95.
WISNIK, José Miguel. O recado da viagem. In: Scripta. Belo Horizonte: PUC/Minas, v.2, n.3, 2º sem. de 1998. p.160-170.