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EVENTO | 1ª Jornada de Dramaturgia Brasileira Contemporânea

 

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Sobre o evento
Nos últimos anos, a dramaturgia brasileira tem dado sinais de um fôlego renovado. Cada vez mais dramaturgos e dramaturgas têm encabeçado processos de produção textual que diversificam a lógica da “dramaturgia de gabinete” que pautou boa parte da produção escrita na Europa e no Brasil até meados do século XX. Há textos que se forjam durante ou depois de processos cênicos, textos elaborados de modo individual ou coletivo, autores que escrevem distantes do trabalho teatral ou autores-atores/diretores que vivem cotidianamente o processo de experimentação cênica.

Nesse cenário, apesar da afirmativa algo peremptória sobre o fim ou a superação da importância do texto dramatúrgico no teatro, o que se verifica é um movimento diverso: um crescente interesse de dramaturgos e artistas em consolidarem seu trabalho na forma da literatura dramática. Não à toa, nos últimos dez anos, ganharam destaque no Brasil ao menos três importantes editoras especializadas em publicar dramaturgia brasileira contemporânea. Dentro desse movimento, destacam-se não apenas as obras de dramaturgos consolidados, como também de autores e autoras jovens, com parcela expressiva de dramaturgias produzidas fora do eixo Rio-São Paulo.

Tal efervescência literária e editorial tem demandado cada vez mais pesquisas e debates que compreendam os diferentes aspectos temáticos e formais dessa produção. Ao mesmo tempo, surge o desafio de pensar categorias de análise que sejam capazes de extrapolar o referencial teórico do drama europeu que durante muito tempo pautou os estudos de teoria do drama no Brasil e, como se sabe, nem sempre deu conta de compreender nossos movimentos específicos.

Nesse sentido, esta 1ª Jornada de Dramaturgia Brasileira Contemporânea deseja levantar discussões sobre (a) o lugar ocupado pela dramaturgia na cena brasileira, dando destaque, especificamente, à literatura dramática; (b) as condições de possibilidade, os alcances e limites do drama na dramaturgia contemporânea, a partir dos diferentes movimentos de negação e/ou reconfiguração da mimese; (c) as diferentes poéticas dramáticas, culminando em um esforço para mapear tendências de composição, linhas de força e relações entre drama e experiência social brasileira.

 

Para mais informações e dúvidas, acesse um dos canais de evento:
Site: http://www.letras.ufmg.br/nucleos/ned/
Instagram: @nucleoexperimentaldramaturgia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/de/1FAIpQLSd6MKpS5Im9EkDvPCY_jko0686Hzfb2JUlwTpiuH16eYEekcA/viewform

INSCRIÇÕES ABERTAS | 1º Colóquio Internacional Diásporas da Língua Portuguesa

 

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o 1º Colóquio Internacional Diásporas da Língua Portuguesa, que acontece entre os dias 08 e 10 de maio na Academia Mineira de Letras.


 

 

Primeira Convocatória | VIII Encontro Intercultural de Literaturas Ameríndias (EILA)

O VIII Encontro Intercultural de Literaturas Ameríndias (EILA) terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), entre os dias 08 a 12 de setembro de 2025. O evento será realizado na modalidade híbrida.

Este encontro propõe o tema “Palavras Ancestrais, Horizontes Digitais” para discutir as relações entre literatura indígena, educação e tecnologia, considerando esses elementos como pilares para a preservação e o fortalecimento das línguas e culturas ameríndias. Num contexto em que a inovação digital modifica as práticas culturais e educacionais, torna-se essencial compreender o papel da escola, da tecnologia e da literatura como meios de revitalização e reaproximação com as línguas e culturas indígenas.

Arquivo | Primeira Convocatória

 

* Imagem gentilmente cedida pelo artista huni kuî Ibâ kaya

Professor Sérgio Alcides Pereira do Amaral

Código LIT836         Turma B1      Sala 4006    Nível M/D

Área de Concentração Literatura Brasileira

Natureza OP

Carga Horária 60h/a   Crédito 4

Ementa

Estudo de diferentes abordagens teróricas sobre o conceito de "público", em abordagens clássicas como as de E. Auerbach, R. Koselleck e J. Habermas ou mais recentes como as de Charles Taylor e Nancy Fraser. Ênfase na relação entre a esfera pública e a emergência dos conceitos modernos de literatura e crítica literária em sentido próprio. Considerações sobre a crise contemporânea desses conceitos, no contexto de novas práticas de comunicação e associação online. Discussão sobre os limites da "publicidade" nas condições históricas da modernidade no Brasil, com a exploração de conceitos como os de "modernidade tardia" (Ana Pizarro), "belated modernities"(Gregory Jusdanis) e "modernidade periférica" (Beatriz Sarlo). Análise de casos específicos, em forma de seminário.

Programa:
Tópicos
1. As formulações clássicas
2. Revisões e variações contemporâneas
3. O "público" em contexto pós-colonial
4. Possibilidades do "público" em rede
Seminário (temas)
1. O Romantismo no Brasil: instituições e periódicos
2. Machado de Assis, cronista
3. Modernidade e modernismo(s)
4. O apogeu dos "suplementos literários" (décadas de 1940-1960)
5. Torquato Neto e a Tropicália: Geléia Geral

Bibliografia

ARATO, Andrew & Jean Cohen (orgs.). Civil Society and Political Theory. Cambridge: MIT Press, 1992.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. de R. Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
AUERBACH, Erich. “La Cour et la ville”. In: E. Auerbach. Ensaios de literatura ocidental; filologia e crítica. Trad. de S. Titan Jr. & J. M. M. de Macedo. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2007, 211-278.
------------. Literary Language and Its Public in Late Latin Antiquity and in the Middle Ages. Trad. de R. Manheim. Princeton: Princeton UP, 1993.
CALHOUN, Craig (org.). Habermas and the Public Sphere. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.
FRASER, Nancy. Justice Interruptus: Critical Reflections on the "Postsocialist" Condition. New York: Routledge, 1997.
FRASER, Nancy et al. Transnationalizing the Public Sphere. Cambridge UK, Malden MA: Polity Press, 2014.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. de D. L. Werle. São Paulo: Unesp, 2014.
JUSDANIS, Gregory. Belated Modernities & Aesthetic Culture. Inventing National Literature. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.
KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Trad. de L. Villas Boas. Rio de Janeiro: UERJ/Contraponto, 1999.
PIZARRO, Ana. "Áreas culturales en la modernidad tardía". Via Atlântica 6, out. 2003.
SARLO, Beatriz. Modernidade periférica. Buenos Aires, 1920-1930. Trad. de J. Pimentel. São Paulo: CosacNaify, 2010.
TAYLOR, Charles. As fontes do Self: a construção da identidade moderna. Trad. de A. U. Sobral & D. de A. Azevedo. São Paulo: Loyola, 1997.
------------. Modern Social Imaginaries. Duke University Press, 2004.

Nota: A bibliografia específica do seminário será apresentada ao longo do curso.

Outros Programas