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EVENTO | 1ª Jornada de Dramaturgia Brasileira Contemporânea

 

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Sobre o evento
Nos últimos anos, a dramaturgia brasileira tem dado sinais de um fôlego renovado. Cada vez mais dramaturgos e dramaturgas têm encabeçado processos de produção textual que diversificam a lógica da “dramaturgia de gabinete” que pautou boa parte da produção escrita na Europa e no Brasil até meados do século XX. Há textos que se forjam durante ou depois de processos cênicos, textos elaborados de modo individual ou coletivo, autores que escrevem distantes do trabalho teatral ou autores-atores/diretores que vivem cotidianamente o processo de experimentação cênica.

Nesse cenário, apesar da afirmativa algo peremptória sobre o fim ou a superação da importância do texto dramatúrgico no teatro, o que se verifica é um movimento diverso: um crescente interesse de dramaturgos e artistas em consolidarem seu trabalho na forma da literatura dramática. Não à toa, nos últimos dez anos, ganharam destaque no Brasil ao menos três importantes editoras especializadas em publicar dramaturgia brasileira contemporânea. Dentro desse movimento, destacam-se não apenas as obras de dramaturgos consolidados, como também de autores e autoras jovens, com parcela expressiva de dramaturgias produzidas fora do eixo Rio-São Paulo.

Tal efervescência literária e editorial tem demandado cada vez mais pesquisas e debates que compreendam os diferentes aspectos temáticos e formais dessa produção. Ao mesmo tempo, surge o desafio de pensar categorias de análise que sejam capazes de extrapolar o referencial teórico do drama europeu que durante muito tempo pautou os estudos de teoria do drama no Brasil e, como se sabe, nem sempre deu conta de compreender nossos movimentos específicos.

Nesse sentido, esta 1ª Jornada de Dramaturgia Brasileira Contemporânea deseja levantar discussões sobre (a) o lugar ocupado pela dramaturgia na cena brasileira, dando destaque, especificamente, à literatura dramática; (b) as condições de possibilidade, os alcances e limites do drama na dramaturgia contemporânea, a partir dos diferentes movimentos de negação e/ou reconfiguração da mimese; (c) as diferentes poéticas dramáticas, culminando em um esforço para mapear tendências de composição, linhas de força e relações entre drama e experiência social brasileira.

 

Para mais informações e dúvidas, acesse um dos canais de evento:
Site: http://www.letras.ufmg.br/nucleos/ned/
Instagram: @nucleoexperimentaldramaturgia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/de/1FAIpQLSd6MKpS5Im9EkDvPCY_jko0686Hzfb2JUlwTpiuH16eYEekcA/viewform

INSCRIÇÕES ABERTAS | 1º Colóquio Internacional Diásporas da Língua Portuguesa

 

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o 1º Colóquio Internacional Diásporas da Língua Portuguesa, que acontece entre os dias 08 e 10 de maio na Academia Mineira de Letras.


 

 

Primeira Convocatória | VIII Encontro Intercultural de Literaturas Ameríndias (EILA)

O VIII Encontro Intercultural de Literaturas Ameríndias (EILA) terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), entre os dias 08 a 12 de setembro de 2025. O evento será realizado na modalidade híbrida.

Este encontro propõe o tema “Palavras Ancestrais, Horizontes Digitais” para discutir as relações entre literatura indígena, educação e tecnologia, considerando esses elementos como pilares para a preservação e o fortalecimento das línguas e culturas ameríndias. Num contexto em que a inovação digital modifica as práticas culturais e educacionais, torna-se essencial compreender o papel da escola, da tecnologia e da literatura como meios de revitalização e reaproximação com as línguas e culturas indígenas.

Arquivo | Primeira Convocatória

 

* Imagem gentilmente cedida pelo artista huni kuî Ibâ kaya

Professor Matheus Trevizam

Código LIT965         Turma B     Sala 4006       Nível M/D

Área de Concentração Literaturas Clássicas e Medievais

Natureza OP

Carga Horária 60h/a   Crédito 4

Ementa

Em nível introdutório, a disciplina corresponderá a apresentar a poesia de Públio Virgilio Marão através de sua obra mais conhecida, a Eneida. Assim, além da leitura de passagens a definir do poema, na língua original e com concentração no canto II, haverá o exame e discussão de algumas proposições críticas de peso para o entendimento dessa obra épica

Outras exigências: É indispensável a habilidade de leitura em latim, inglês e francês para o acompanhamento da disciplina.

Programa:
1. Contextualização histórica e cultural da épica virgiliana.
2. Língua e estilo de Virgílio.
3. A estrutura da Eneida.
4. Papel e caracterização do herói nessa trama épica.
5. Figurações do poder na Eneida.
6. Vozes dissidentes na Eneida.

Bibliografia:
Comentários, traduções e edições:
CONINGTON, J. The works of Virgil, vols. II e III. Revisada, com ortografia corrigida e notas por Henry Nettleship. Hildesheim: Georg Olms, 1963.
PÚBLIO VIRGÍLIO MARO. Eneida brasileira. Trad. por Manuel Odorico Mendes. Campinas: Unicamp, 2008.
VERGIL. Aeneid 2. Edited with a commentary by R. T. Ganiban. Newburyport, MA: Focus Publishing, 2008.
VIRGÍLIO. Eneida. Edição bilíngue, trad. Carlos Alberto Nunes, organização, apresentação e notas de João A. Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2014.
VIRGÍLIO. Eneide, vols. I-II. Introduzione di Antonio La Penna, traduzione e note di Riccardo Scarcia. Milano: Rizzoli, 2002.

Estudos:
BALLABRIGA, A. Survie et descendance d'Énée: le mythe grec archaïque. Kernos, Liège, vol. 9, p. 22-39, 1996.
BARCHIESI, A. Homeric effects in Vergil's narrative. English translation by Ilaria Marchiesi. Princeton: Princeton University Press, 2015.
BEAUJEAU, J. et alii. Rome et nous. Paris: Picard, 1997.
BOYLE, A. J. (org.). Roman epic. London/New York: 1996.
CAIRNS, F. Virgil's Augustan epic. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
CAVALLO, G.; FEDELI, P.; GIARDINA, A. (orgs.). O espaço literário da Roma antiga: vol. I - a produção do texto. Trad. Daniel Pelucci Carrara e Fernanda Messeder Moura. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.
CONTE, G. B. The poetry of pathos: studies in virgilian epic. Oxford: Oxford University Press, 2007.
de COULANGES, F. A Cidade Antiga. Trad. Fernando de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DUMÉZIL, G. Mythe et epopée I: l'idéologie des trois fonctions dans les épopées des peuples indo-européens. Paris: Quarto/Gallimard, 1986a [1968].
DUMÉZIL, G. Mythe et epopée II: types épiques indo-européens - un héros, un sorcier, un roi. Paris: Quarto/Gallimard, 1986b [1971].
GAILLARD, J.; MARTIN, R. Les genres littéraires à Rome. Paris: Nathan/Scodel, 1990.
GRIMAL, P. Virgile, ou la seconde naissance de Rome. Paris: Flammarion, 1985.
HARDIE, P. Virgil's "Aeneid": Cosmos and Imperium. Oxford: Clarendon Press, 1989.
HARRISON, S. J. (org.). Oxford readings in Vergil's "Aeneid". Oxford/New York: Oxford University Press, 1990.
HEINZE, R. Virgil's epic technic. Trad. de Hazel e David Harvey e de Fred Robertson. London: Bristol Classical Press, 1993.
HEUZÉ, P. L'image du corps dans l'oeuvre de Virgile. Rome: École Française de Rome/Palais Farnèse, 1985.
KALLENDORF, C. The other Virgil: pessimistic readings of the "Aeneid" in early modern culture. Oxford: Oxford University Press, 2007.
KEITH, A. M. Engendering Rome: women in Latin Epic. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
LE GLAY, M.; VOISIN, J.-L.; LE BOHEC, Y. A history of Rome. With an English translation by Antonia Nevill. Malden, MA/Oxford/Carlton: Blackwell Publishing, 2005.
LUNELLI, A. (org.). La lingua poetica latina. Bologna: Pàtron, 1988.
LYNE, R. O. A. M. Further voices in Vergil's "Aeneid". Oxford: Clarendon Press, 2004.
MAROUZEAU, J. Traité de stylistique latine. Paris: Les Belles Lettres, 1946.
MARTINDALE, C. (org.). The Cambridge Companion to Virgil. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
OTIS, B. Virgil: a study in civilized poetry. Norman: Oklahoma University Press, 1995.
PUTNAM, M. C. J. Virgil's "Aeneid": interpretation and influence. Chapel Hill/London: The University of North Carolina Press, 1995.
PUTNAM, M. C. J. The poetry of the "Aeneid". Ithaca and London: Cornell University Press, 1988.
QUINN, S. Why Vergil? A collection of interpretations. Wauconda: Bolchazy-Carducci Publishers, 2000.
QUINT, D. Epic and empire: politics and generic form from Virgil to Milton. Princeton: Princeton University Press, 1993.
SCHEID, J. La religion des Romains. Paris: Armand Colin, 2010.
TANNUS, C. A. K. A "Eneida". In: APPEL, M. B.; GOETTEMS, M. B. (org.). As formas do épico. Porto Alegre: Editora Movimento, 1992, p. 72-82.
VASCONCELLOS, P. S. Efeitos intertextuais na "Eneida" de Virgílio. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2001.
VASCONCELLOS, P. S. Épica I. Campinas: Unicamp, 2014 (Col. Bibliotheca Latina).

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