ATA DA 299ª REUNIÃO DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS LITERÁRIOS DA UFMG REALIZADA POR VIDEOCONFERÊNCIA, NO DIA 08/06/2021.
No dia 08 (oito) de junho de dois mil e vinte e um, às 14:30 horas, por meio de videoconferência, foi realizada a ducentésima nonagésima nona reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, presidida pelo Prof. Georg Otte, Coordenador. Participaram os professores Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes, Subcoordenador, Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, Elcio Loureiro Cornelsen, Marcel de Lima Santos, Maria Juliana Gambogi Teixeira e Gustavo Silveira Ribeiro, os representantes discentes Matheus Saez Magalhães e Silva e Henrique Barros Ferreira, e a servidora da secretaria do Pós-Lit Giane de Oliveira Jacob, como convidada. EXPEDIENTE: foi aprovada a ata da 298ª reunião, realizada no dia 09 de março de 2021, às 14h30, por videoconferência. REFERENDAMENTOS:1. Projetos definitivos de tese/dissertação – indicação de parecerista: 1.1 foi referendada a indicação do prof. Marcel de Lima Santos como parecerista para o projeto definitivo de dissertação do mestrando César Allori Quinino intitulado Narrative Analysis and Videogame: A Song Of Ice And Fire And Dragon Age, orientado pelo prof. Luiz Fernando Ferreira Sá. 1.2 foi referendada a indicação do prof. José de Paiva dos Santos como parecerista para o projeto definitivo de dissertação do mestrando Cícero Carvalho Catão intitulado The Othering of Women in Karen Tei Yamashita's and Jenny Zhang's Selected Stories: Hybridity Issues and Gender Representation, orientado pela profa. Gláucia Renate Gonçalves. 1.3 foi referendada a indicação da profa. Lúcia Castello Branco como parecerista para o projeto definitivo de dissertação do mestrando Gabriel Caixeta de Paula Müller intitulado Do Sol ao Transe: A Resposta de Glauber Rocha ao Momento Histórico, orientado pelo prof. Marcos Rogério Cordeiro Fernandes. 1.4 foi referendada a indicação do prof. Julio César Jeha como parecerista para o projeto definitivo de dissertação da mestranda Joicy Silva Ferreira intitulado The Construction of Identity of Women Artists in Contemporary Narratives: A Study of Ali Smith’s How to Be Both and Sara Baume’s A Line Made by Walking, orientado pela profa. Sandra Regina Goulart Almeida. 1.5 foi referendada a indicação do prof. Volker Karl Lothar Jaeckel como parecerista para o projeto definitivo de dissertação do mestrando Juan José Magán Joaquín intitulado De bildungsroman a Qhapaq Ñan. Los caminos de Ernesto, Ximena y Claudio, orientado pelo prof. Rômulo Monte Alto. 1.6 foi referendada a indicação do prof. Rômulo Monte Alto como parecerista para o projeto definitivo de dissertação da mestranda Larissa Gouveia Duarte intitulado Uma proposta de tradução de Canillita, de Florencio Sánchez, orientado pela profa. Anna Palma. 1.7 foi referendada a indicação da profa. Márcia Maria Valle Arbex como parecerista para o projeto definitivo de dissertação da mestranda Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes intitulado A Vênus Indolente E O Prazer No Crime: O Herói Byroniano Na Criação Da Figura Feminina Em Les Diaboliques De Barbey D’aurevilly, orientado pela profa. Maria Juliana Gambogi Teixeira. 1.8 foi referendada a indicação do prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral como parecerista para o projeto definitivo de tese da doutoranda Mariana Pereira Guida intitulado Nós, os obscuros: Relações e implicações entre espectralidade e paisagem na poesia de Teixeira de Pascoaes, Fenando Pessoa e Herberto Helder, orientado pela profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira. 1.9 foi referendada a indicação do prof. Marcel de Lima Santos como parecerista para o projeto definitivo de dissertação da mestranda Marilia Cristina Cunha Horta Faria intitulado The role of the storyteller in The True Story of Pocahontas: The Other Side of History, by Linwood Custalow and Angela L. Daniel, orientado pela profa. Gláucia R. Gonçalves. 1.10 foi referendada a indicação da profa. Gláucia Renate Gonçalves como parecerista para o projeto definitivo de dissertação do mestrando Pablo Heinrich Cunha Parreiras intitulado Paltry Lives: Philosophical Posthumanism, Ideological Apparatuses, and “Do Androids Dream Of Electric Sheep?” by Philip K. Dick, orientado pelo prof. Luiz Fernando Ferreira Sá. 1.11 foi referendada a indicação do prof. Gustavo Silveira Ribeiro como parecerista para o projeto definitivo de dissertação da mestranda Sara Meynard Begname intitulado Sertão melancólico: A formação de Drummond e a experiência de uma modernidade periférica, orientado pelo prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral. 2. Projetos definitivos de tese/dissertação – aprovação: 2.1 foi referendada a aprovação do parecer do prof. Marcel de Lima Santos, que aprova o projeto definitivo de dissertação do mestrando César Allori Quinino intitulado NARRATIVE ANALYSIS AND VIDEOGAME: A SONG OF ICE AND FIRE AND DRAGON AGE, orientado pelo prof. Luiz Fernando Ferreira Sá. 2.2 foi referendada a aprovação do parecer do prof. José de Paiva dos Santos, que aprova o projeto definitivo de dissertação do mestrando Cícero Carvalho Catão intitulado The Othering of Women in Karen Tei Yamashita's and Jenny Zhang's Selected Stories: Hybridity Issues and Gender Representation, orientado pela profa. Gláucia Renate Gonçalves. 2.3 foi referendada a aprovação do parecer da profa. Lúcia Castello Branco, que aprova o projeto definitivo de dissertação do mestrando Gabriel Caixeta de Paula Müller intitulado Do Sol ao Transe: A Resposta de Glauber Rocha ao Momento Histórico, orientado pelo prof. Marcos Rogério Cordeiro Fernandes. 2.4 foi referendada a aprovação do parecer do prof. Julio César Jeha, que aprova o projeto definitivo de dissertação da mestranda Joicy Silva Ferreira intitulado The Construction of Identity of Women Artists in Contemporary Narratives: A Study of Ali Smith’s How to Be Both and Sara Baume’s A Line Made by Walking, orientado pela profa. Sandra Regina Goulart Almeida. 2.5 foi referendada a aprovação do parecer do prof. Volker Karl Lothar Jaeckel, que aprova o projeto definitivo de dissertação do mestrando Juan José Magán Joaquín intitulado De bildungsroman a Qhapaq Ñan. Los caminos de Ernesto, Ximena y Claudio, orientado pelo prof. Rômulo Monte Alto. 2.6 foi referendada a aprovação do parecer da profa. Sara Del Carmen Rojo de La Rosa, que aprova a reformulação do projeto definitivo de dissertação do mestrando Juan Manuel Olaya Rocha intitulado O Afroandino, Uma Categoria Literária: Proposta transcultural e estética da literatura negra do Peru, orientado pelo prof. Rômulo Monte Alto. 2.7 referendada a aprovação do parecer do prof. Rômulo Monte Alto, que aprova o projeto definitivo de dissertação da mestranda Larissa Gouveia Duarte intitulado Uma proposta de tradução de Canillita, de Florencio Sánchez, orientado pela profa. Anna Palma. 2.8 foi referendada a aprovação do parecer da profa. Aline Magalhães Pinto, que aprova o projeto definitivo de dissertação da mestranda Laura Gabino Canesso Moreira intitulado Os habitantes de Saturno:modernidade e melancolia na poética de Alejandra Pizarnik, orientado pela profa. Myriam Corrêa de Araújo Ávila. 2.9 foi referendada a aprovação do parecer do prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, que aprova o projeto definitivo de tese da doutoranda Mariana Pereira Guida intitulado Nós, os obscuros: Relações e implicações entre espectralidade e paisagem na poesia de Teixeira de Pascoaes, Fenando Pessoa e Herberto Helder, orientado pela profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira. 2.10 foi referendada a aprovação do parecer do prof. Marcel de Lima Santos, que aprova o projeto definitivo de dissertação da mestranda Marilia Cristina Cunha Horta Faria intitulado The role of the storyteller in The True Story of Pocahontas: The Other Side of History, by Linwood Custalow and Angela L. Daniel, orientado pela profa. Gláucia R. Gonçalves. 2.11 foi referendada a aprovação do parecer da profa. Gláucia Renate Gonçalves, que aprova o projeto definitivo de dissertação do mestrando Pablo Heinrich Cunha Parreiras intitulado Paltry Lives: Philosophical Posthumanism, Ideological Apparatuses, and “Do Androids Dream Of Electric Sheep?” by Philip K. Dick, orientado pelo prof. Luiz Fernando Ferreira Sá. 2.12 foi referendada a aprovação do parecer do prof. Gustavo Silveira Ribeiro, que aprova o projeto definitivo de dissertação da mestranda Sara Meynard Begname intitulado Sertão melancólico: A formação de Drummond e a experiência de uma modernidade periférica, orientado pelo prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral. 3. Prorrogação do prazo para realização de exame de qualificação: 3.1 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Felipe Cordeiro até 31/05/2021. 3.2 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Ananda Nehmy de Almeida até 31/05/2021. 3.3 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Beatriz Azevedo da Silva até 31/05/2021. 3.4 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Jesús Oneiver Arellino Perez até 31/05/2021. 3.5 foi referendada a aprovação da uma segunda solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Derick Davidson Santos Teixeira até 31/05/2021. 3.6 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Nathália de Lima Marquez Valentini até 31/05/2021. 3.7 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Daniel Moraes Malachias Silva Santos até 31/05/2021. 3.8 foi referendada a aprovação da uma terceira, quarta e quinta solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Juliana Veloso Mendes de Freitas até 01/06/2021. Prazos anteriores concedidos: 01/06/2020 e 01/09/2020. 3.9 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Jaqueline de Almeida Freitas até 31/05/2021. 3.10. foi referendada a aprovação da uma segunda solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Ananda Nehmy de Almeida até 30/06/2021. Prazo anterior concedido: 31/05/2021. 3.11 foi referendada a aprovação da uma segunda solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Marcos Daniel de Melo Ferreira até 25/08/2021. Prazo anterior concedido: 31/05/2021. 3.12 foi referendada a aprovação da uma segunda solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Tiago de Holanda Padilha Vieira até 01/09/2021. Prazo anterior concedido: 01/06/2021. 3.13 foi referendada a aprovação da uma terceira solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação do doutorando Derick Davidson Santos Teixeira até 14/06/2021. Prazos anteriores concedidos: 30/04/2021 e 24/05/2021. 3.14 foi referendada a aprovação da uma segunda solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Izabela Baptista do Lago até 25/08/2021. Prazo anterior concedido: 30/05/2021. 3.15 foi referendada a aprovação da uma segunda solicitação de prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação da doutoranda Lara Mucci Poenaru até 30/06/2021. Prazo anterior concedido: 25/05/2021. 4. Prorrogação do prazo de conclusão do curso: 4.1 foi referendada a aprovação da solicitação de uma sétima prorrogação do prazo para conclusão de curso da doutoranda Bruna Saraiva Gusmão até 31/05/2021. Prazos anteriores concedidos: 30/07/2019, 13/12/2019, 31/05/2020, 31/08/2021, 30/11/2020 e 01/03/2021. 4.2 foi referendada a aprovação da solicitação de uma quarta e quinta prorrogação do prazo para conclusão de curso da doutoranda Ana Paula Raposo até 31/05/2021 Prazos anteriores concedidos: 29/05/2020, 30/08/2020 e 30/11/2020. 4.3 foi referendada a aprovação da solicitação de uma quarta e quinta prorrogação do prazo para conclusão de curso do doutorando Gustavo de Oliveira Bicalho até 31/05/2021. Prazos anteriores concedidos: 25/05/2020, 31/08/2020 e 31/11/2020. 4.4 foi referendada a aprovação da solicitação de uma quinta prorrogação do prazo para conclusão de curso do mestrando Índigo Pessoa Ferreira Soares até 31/05/2021. Prazos anteriores concedidos: 29/05/2020, 30/08/2020, 30/11/2020 e 28/02/2021. 4.5 foi referendada a aprovação da solicitação de uma sexta prorrogação do prazo para conclusão de curso do mestrando Índigo Pessoa Ferreira Soares até 31/08/2021. Prazos anteriores concedidos: 29/05/2020, 30/08/2020, 30/11/2020, 28/02/2021 e 31/05/2021. 4.6 foi referendada a aprovação da solicitação de uma quarta prorrogação do prazo para conclusão de curso da doutoranda Viviane Cristina Oliveira até 14/05/2021. Prazos anteriores concedidos: 31/08/2020, 30/11/2020 e 02/03/2021. 4.7 foi referendada a aprovação da solicitação de uma quinta prorrogação do prazo para conclusão de curso da doutoranda Viviane Cristina Oliveira até 31/05/2021. Prazos anteriores concedidos: 31/08/2020, 30/11/2020, 02/03/2021 e 14/05/2021. 4.8 foi referendada a aprovação da solicitação de uma sexta prorrogação do prazo para conclusão de curso da doutoranda Mariana Augusta Pinheiro Di Salvio Almeida até 30/06/2021. Prazos anteriores concedidos: 29/05/2020, 31/08/2020, 30/11/2020, 20/01/2021 e 22/04/2021. 4.9 foi referendada a aprovação da solicitação de uma prorrogação do prazo para conclusão de curso da doutoranda Graciele Batista Gonzaga até 30/11/2021. 4.10 foi referendada a aprovação da solicitação de uma sexta prorrogação do prazo para conclusão de curso do doutorando Douglas Cristiano Silva até 25/06/2021. Prazos anteriores concedidos: 31/08/2019, 31/03/2020, 30/06/2020, 30/09/2020 e 30/12/2020. 4.11 foi referendada a aprovação da solicitação de uma oitava prorrogação do prazo para conclusão de curso do doutorando Alexandre Cardoso Nunes Guimarães até 30/06/2021. Prazos anteriores concedidos: 06/07/2019, 16/12/2019, 31/05/2020, 31/08/2020, 30/11/2020, 01/03/2021 e 31/05/2021. 4.12 foi referendada a aprovação da solicitação de sétima prorrogação do prazo para conclusão de curso do doutorando Martim Reyer da Costa Silva até 30/08/2021. Prazos anteriores concedidos: 29/05/2020, 31/07/2020, 31/08/2020, 30/11/2020, 28/02/2021 e 31/05/2021. 4.13 foi referendada a aprovação da solicitação de uma prorrogação do prazo para conclusão de curso do doutorando Wagner Fredmar Guimarães Júnior até 30/11/2021. 5. Bancas examinadoras: 5.1 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Adilson Antonio Barbosa Junior, composta pelos professores Sérgio Alcides Pereira do Amaral (Orientador) - FALE/UFMG, Roberto Alexandre do Carmo Said - FALE/UFMG e Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior - UNICAMP, como titulares, e Daniel Reizinger Bonomo - UFMG, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 26/05/2021. 5.2 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação da doutoranda Beatriz Azevedo da Silva, composta pelos professores Elisa Maria Amorim Vieira (Orientadora) - FALE/UFMG, Constância Lima Duarte - FALE/UFMG (Coorientadora), Eduardo de Assis Duarte - FALE/UFMG e Aline Alves Arruda - IFMG, como titulares, e Myriam Correa de Araujo Avila - FALE/UFMG e Maria do Rosario Alves Pereira - CEFET/MG, como suplentes. Data do exame (via videoconferência): 31/05/2021. 5.3 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Derick Davidson Santos Teixeira, composta pelos professores Ana Maria Clark Peres (Orientadora) - FALE/UFMG, Marcia Maria Valle Arbex - FALE/UFMG e Ram Avraham Mandil - FALE/UFMG, como titulares, e Marcia Maria Rosa Vieira Luchina – FAFICH/UFMG, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 14/06/2021. 5.4 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Diego Moraes Malachias Silva Santos, composta pelos professores Julio César Jeha (Orientador) - FALE/UFMG, José de Paiva dos Santos - FALE/UFMG e Júlio César França Pereira - UERJ, como titulares, e Maria Rita Drumond Viana – UFSC, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 21/05/2021. 5.5 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de defesa de dissertação do mestrando Evandro Batista Siqueira, composta pelos professores Maria Zilda Ferreira Cury (Orientadora) - FALE/UFMG, Marcos Rogério Cordeiro Fernandes - FALE/UFMG e Monica Fernanda Rodrigues Gama UFOP, como titulares, e Constantino Luz de Medeiros - FALE/UFMG, como suplente. Data da defesa (via videoconferência): 19/04/2021. 5.6 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de defesa de tese do doutorando Ewerton Martins Ribeiro, composta pelos professores Eneida Maria de Souza (Orientadora) - FALE/UFMG, Myriam Corrêa de Araújo Ávila - FALE/UFMG, Reinaldo Martiniano Marques - FALE/UFMG, Rachel Esteves Lima – UFBA e Jacques Fux - Fundação Dom Cabral, como titulares, e Jacyntho José Lins Brandão - FALE/UFMG e Rafael Lovisi Prado - CEFET/MG, como suplentes. Data da defesa (via videoconferência): 29/04/2021. 5.7 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Felipe Cordeiro, composta pelos professores Sara del Carmen Rojo de la Rosa (Orientadora) - FALE/UFMG, Marcos Antônio Alexandre - FALE/UFMG e Júlia Morena Silva da Costa - UFBA, como titulares, e Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa - FALE/UFMG, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 28/05/2021. 5.8 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de defesa de tese do doutorando Gustavo Moreira Alves, composta pelos professores Sara del Carmen Rojo de la Rosa (Orientadora) - FALE/UFMG, Marcos Antônio Alexandre - FALE/UFMG, Paulo Vinicius Bio Toledo - FALE/UFMG, Ana Aguiar Cotrim – UnB e Carina Maria Guimarães Moreira – UFSJ, como titulares, e Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes - FALE/UFMG e Berilo Luigi Deiró Nosella - UFSJ, como suplentes. Data da defesa (via videoconferência): 07/06/2021. 5.9 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Jesus Oneiver Arellano Perez, composta pelos professores Haydée Ribeiro Coelho (Orientadora) - FALE/UFMG, Sara del Carmen Rojo de la Rosa - FALE/UFMG e Marcos Antônio Alexandre – FALE/UFMG, como titulares, e Sabrina Sedlmayer Pinto – UFMG, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 24/05/2021. 5.10 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de defesa de dissertação da mestranda Marina Baltazar Mattos, composta pelos professores Gustavo Silveira Ribeiro (Orientador) - FALE/UFMG, Maria Ester Maciel de Oliveira Borges - FALE/UFMG e Verônica Antonine Stigger - FAAP, como titulares, e Daniel Oliveira Pucciarelli – UFMG e Ieda Maria Magri – UERJ, como suplentes. Data da defesa (via videoconferência): 19/05/2021. 5.11 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação da doutoranda Nathália de Lima Marquez Valentini, composta pelos professores Sabrina Sedlmayer Pinto (Orientadora) - FALE/UFMG, Sérgio Alcides Pereira do Amaral - FALE/UFMG e Mônica Genelhu Fagundes - UFRJ, como titulares, e Rafael Climent-Espino - Baylor University, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 28/05/2021. 5.12 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de defesa de dissertação do mestrando Ricardo José dos Santos Neto, composta pelos professores Volker Karl Lothar Jaeckel (Orientador) - FALE/UFMG, Denise Borille de Abreu (coorientadora) – PUC/MG, Márcia Maria Valle Arbex - FALE/UFMG e Ivana Teixeira Figueiredo Gund - UNEB, como titulares, e Elcio Loureiro Cornelsen - FALE/UFMG, como suplente. Data da defesa (via videoconferência): 06/04/2021. 5.13 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Rafael Guimarães Tavares da Silva, composta pelos professores Teodoro Rennó Assunção (Orientador) - FALE/UFMG, Nabil Araújo de Souza (Coorientador) - UERJ, Jacyntho José Lins Brandão - FALE/UFMG e Christian Werner - USP, como titulares, e Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes - FALE/UFMG, como suplente. Data do exame (via videoconferência): 14/05/2021. 5.14 foi referendada a aprovação da indicação da banca examinadora de defesa de tese da doutoranda Viviane Cristina Oliveira, composta pelos professores Reinaldo Martiniano Marques (Orientador) - FALE/UFMG, Maria Zilda Ferreira Cury - FALE/UFMG, Myriam Corrêa de Araújo Ávila - FALE/UFMG, Luis Gonçales Bueno de Camargo - UFPR e Roniere Silva Menezes - CEFET/MG, como titulares, e Haydée Ribeiro Coelho - FALE/UFMG e André Tessaro Pelinser - UFRN, como suplentes. Data da defesa (via videoconferência): 27/05/2021. 6. Integralização/Aproveitamento de créditos: foi referendada a aprovação da solicitação do prof. Georg Otte de integralização de 04 créditos cumpridos pela mestranda Natália Ebeling em regime de isolada, no 2º semestre de 2019, no Pós-Lit. 7. Estágio de docência na graduação: 7.1 foi referendada a aprovação do plano do estágio de docência do doutorando André Magri Ribeiro de Melo, que ministrará aulas no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Canindé, no primeiro semestre de 2021. O doutorando ministrará 32 horas-aula. 7.2 foi referendada a aprovação do relatório final do estágio de docência na graduação cumprido pela doutoranda Clara Matheus Nogueira, no curso de graduação em Letras da FALE/UFMG, no primeiro semestre de 2020. A doutoranda ministrou 48 horas-aula e lhe foram atribuídos 3 créditos. 7.3 foi referendada a aprovação do relatório final do estágio de docência na graduação cumprido pelo doutorando José Otaviano da Mata Machado Silva, no curso de graduação em Letras da FALE/UFMG, no segundo semestre de 2020. O doutorando ministrou 48 horas-aula e lhe foram atribuídos 3 créditos. 7.4 foi referendada a aprovação do relatório final do estágio de docência na graduação cumprido pela doutoranda Samia Tavares De Souza, no curso de graduação em Letras da FALE/UFMG, no segundo semestre de 2020. A doutoranda ministrou 48 horas-aula e lhe foram atribuídos 3 créditos. 7.5 foi referendada a aprovação do relatório final do estágio de docência na graduação cumprido pelo doutorando Samuel Rezende Moreira, no curso de graduação em Letras da FALE/UFMG, no segundo semestre de 2020. O doutorando ministrou 30 horas-aula e lhe foram atribuídos 2 créditos. 7.6 foi referendada a aprovação do requerimento de dispensa do estágio de docência da doutoranda Tatiana Alvarenga Chanoca, que ministrou aulas no curso de graduação em Letras da Unimontes, no segundo semestre de 2020. A doutoranda ministrou 60 horas-aula. 8. Solicitação de mudança de Orientação: 8.1 foi referendada a aprovação da solicitação do doutorando Breno Anderson Souza de Miranda, que deixa de ser orientado pela profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez, em virtude do seu falecimento, e passa a ser orientado pelo prof. Wander Melo Miranda. 8.2 foi referendada a aprovação da solicitação do mestrando Geraldo Marcio Nobre Faria, que deixa de ser orientado pelo prof. José de Paiva dos Santos e passa a ser orientado pela profa. Gláucia Renate Gonçalves. 8.3 foi referendada a aprovação da solicitação da doutoranda Joyce Conceição Gimenes Romero, que deixa de ser orientada pela profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez, em virtude do seu falecimento, e passa a ser orientada pela profa. Elisa Maria Amorim Vieira. 8.4 foi referendada a aprovação da solicitação da mestranda Marcela Gomes de Aguilar Cruz, que deixa de ser orientado pelo prof. Ram Avraham Mandil e passa a ser orientado pela profa. Myriam Corrêa de Araújo Ávila. 8.5 foi referendada a aprovação da solicitação da doutoranda Mariana Augusta Pinheiro Di Salvio Almeida, que deixa de ser orientada pela profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez, em virtude do seu falecimento, e passa a ser orientada pelo prof. Georg Otte. 8.6 foi referendada a aprovação da solicitação do doutorando Rodrigo Santos de Oliveira, que deixa de ser orientado pelo prof. Roberto Alexandre do Carmo Said e passa a ser orientado pelo prof. Reinaldo Martiniano Marques. 8.7 foi referendada a aprovação da solicitação da doutoranda Beatriz Azevedo da Silva, que deixa de ser orientada pelo prof. Marcus Vinicius de Freitas, e passa a ser orientada pela profa. Elisa Maria Amorim Vieira e coorientada pela profa. Constância Lima Duarte. 9. Pós-doutorado – acolhimento: 9.1 foi referendada a aprovação do acolhimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Imagem dialética e reminiscência nas narrativas de Carlos Heitor Cony, de Camila Marcelina Pasqual, a ser desenvolvida sob a supervisão do prof. Elcio Loureiro Cornelsen, no período de 01/04/2021 a 31/03/2022. 9.2 foi referendada a aprovação do acolhimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Metaformas: tradução como criação e recepção, de Rodrigo Tadeu Gonçalves, a ser desenvolvida sob a supervisão da profa. Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, no período de 01/06/2021 a 30/06/2022. 9.3 foi referendada a aprovação do acolhimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Inflexões expressionistas no gótico de William Faulkner, de Rogério Lobo Sáber, a ser desenvolvida sob a supervisão do prof. Julio César Jeha, no período de 01/03/2021 a 28/02/2022. 9.4 foi referendada a aprovação do acolhimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Literatura e escrita de violência em narrativas alagoanas: um estudo de "Ninho de Cobras "de Ledo Ivo, "Cogumelos" e "Maria Pudim" de Breno Accioly, de Márcio Ferreira da Silva, a ser desenvolvida sob a supervisão da profa. Maria Zilda Ferreira Cury, no período de 02/08/2021 a 01/08/2022. 10. Pós-doutorado – prorrogação e renovação: 10.1 foi referendada a aprovação da solicitação de prorrogação do Estágio Pós-Doutoral até 31/08/2021, da residente Thereza de Jesus Santos Junqueira, desenvolvida sob a supervisão do prof. Georg Otte. 10.2 foi referendada a aprovação da solicitação de renovação por mais um ano, até 31/03/2022, da pesquisa de pós-doutorado intitulada A poesia depois da música: uma leitura da lírica portuguesa contemporânea, de Patrícia Chanely Silva Ricarte, desenvolvida sob a supervisão da profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira. 11. Pós-doutorado – relatório parcial: foi referendada a aprovação do relatório parcial da pesquisa de pós-doutorado de Patrícia Chanely Silva Ricarte, desenvolvida sob a supervisão da profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira, de abril de 2020 a março de 2021. 12. Pós-doutorado – bolsa PNPD/CAPES: foi referendada a aprovação da renovação da bolsa PNPD/CAPES de Patrícia Chanely Silva Ricarte, de abril de 2021 a março de 2022. 13. Credenciamento de coorientador: foi referendada a aprovação da solicitação da profa. Elisa Maria Amorim Vieira de credenciamento do prof. Rodrigo Antônio de Paiva Duarte (FAFICH/UFMG), como coorientador da doutoranda Camila Carvalho, no projeto intitulado Intempestivo Corpo: Biopolítica afirmativa e a prosa ensaística de Diamela Eltit. 14. Credenciamento em linha de pesquisa: foi referendada o pedido da profa. Maria Juliana Gambogi Teixeira para credenciamento numa terceira linha de pesquisa, a saber, Poéticas da Modernidade. 15. Trancamento parcial de matrícula: foi referendada a aprovação da solicitação da mestranda Natália Ebeling de trancamento parcial referente à matrícula na disciplina “Teoria da Literatura: Tendências Críticas: As mesas de trabalho da crítica brasileira: Luiz Costa Lima, Roberto Schwarz e Silviano Santiago”, LIT 947 A, com justificativa, no segundo semestre de 2020. 16. Trancamento total de matrícula: 16.1 foi referendada a aprovação da solicitação do mestrando Eduardo Rodrigues de Siqueira de trancamento total de matrícula, com justificativa, no segundo semestre de 2020. 16.2 foi referendada a aprovação da solicitação da doutoranda Fernanda Gontijo de Araújo Abreu de trancamento total de matrícula, com justificativa, no primeiro semestre de 2021. 16.3 foi referendada a aprovação da solicitação da doutoranda Juliana Veloso Mendes de Freitas de trancamento total de matrícula, com justificativa, no primeiro semestre de 2021. 17. Exame Regular de Seleção 2021: foi referendada a aprovação dos resultados das provas orais (arguição oral sobre os projetos de dissertação e tese) e dos resultados finais do mestrado e do doutorado do Exame Regular de Seleção 2021. 18. Calendários: foi referendada a aprovação do calendário letivo para 2021 e de matrícula para os alunos novatos, aprovados e classificados no Exame de Seleção 2021. 19. Comissão para escolha da melhor tese de 2020: 19.1 foi referendada a indicação dos nomes para compor a comissão ad hoc para indicação da melhor tese do Pós-Lit defendida em 2020: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa (Presidente), Gustavo Silveira Ribeiro (Titular) e Luís Alberto Ferreira Brandão Santos (Titular). 19.2 foi referendada a aprovação da escolha da tese intitulada Zona cinza: como perceber a catástrofe?, de autoria de Victor Hermann Mendes Pena, orientada pela Professora Márcia Maria Valle Arbex, como a melhor tese defendida em 2020 no Pós-Lit, indicada pelo Programa para concorrer ao Prêmio CAPES de Teses e Prêmio UFMG de Teses. 20. Credenciamento e Recredenciamento: foi homologado o parecer elaborado pela comissão ad hoc de credenciamento e recredenciamento do Pós-Lit. 21. Bolsas de estudos 2021: foi referendada a aprovação das listas classificatórias preliminares e finais para a concessão de bolsa de estudos de Mestrado e Doutorado em 2021, no Pós-Lit. 22. Publicação de livro com o apoio do Pós-Lit: foi referendada a aprovação do parecer da comissão composta pelos professores Antônio Orlando de Oliveira Dourado Lopes (presidente), Cláudia Campos Soares, José de Paiva dos Santos e Márcia Regina Jaschke Machado, que exclui a proposta da profª Vera Casa Nova (cf. Normas, itens 2.a e 3.a) e é favorável às propostas de publicação dos livros dos professores: 1) ROJO, Sara. Um percurso pelas imagens de Neruda no cinema e no teatro; 2) CORDEIRO, Marcos Rogério. Romance da modernização tardia: Quincas Borba; 3) NASCIMENTO, Lyslei (org.). Estudos Judaicos: Sefarad; 4) UTSCH, Ana; LANDI, Thiago (org.). Materialidades do texto. Estudos sobre cultura impressa e literatura; nessa ordem de prioridade. 23. Auxílio Financeiro: a pedido da professora Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, os pedidos de auxílio financeiro serão referendados na próxima reunião do Colegiado, com o intuito de se obter melhores esclarecimentos sobre a conceção dos auxílios. 24. Mudança de Mestrado para Doutorado: foi apresentada a solicitação da profa. Sara Del Carmen Rojo de La Rosa de mudança de nível de seu orientando Assis Benevenuto Vidigal do Mestrado para o Doutorado. O Colegiado referendou a indicação dos professores Marcos Antônio Alexandre (presidente), Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (titular), Romulo Monte Alto (titular) e Anna Palma (suplente) para comporem a comissão encarregada de julgar essa solicitação. ORDEM DO DIA: 1. Exame de qualificação: 1.1 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Adilson Antonio Barbosa Junior, composta pelos professores Sérgio Alcides Pereira do Amaral (Orientador) - FALE/UFMG, Roberto Alexandre do Carmo Said - FALE/UFMG e Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior - UNICAMP, que considerou o aluno habilitado. 1.2 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando André Magri Ribeiro de Melo, composta pelos professores Constância Lima Duarte (Orientadora) - FALE/UFMG, Eneida Maria de Souza - FALE/UFMG, Ana Maria de Oliveira Galvão - UFMG, Rosilene Alves de Melo - UFCG, que considerou o aluno habilitado. 1.3 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação da doutoranda Beatriz Azevedo da Silva, composta pelos professores Elisa Maria Amorim Vieira (Orientadora) - FALE/UFMG, Constância Lima Duarte - FALE/UFMG (Coorientadora), Eduardo de Assis Duarte - FALE/UFMG e Aline Alves Arruda - IFMG, que considerou a aluna habilitada. 1.4 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Diego Moraes Malachias Silva Santos, composta pelos professores Julio César Jeha (Orientador) - FALE/UFMG, José de Paiva dos Santos - FALE/UFMG e Júlio César França Pereira - UERJ, que considerou o aluno habilitado. 1.5 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Felipe Cordeiro, composta pelos professores Sara del Carmen Rojo de la Rosa (Orientadora) - FALE/UFMG, Marcos Antônio Alexandre - FALE/UFMG e Júlia Morena Silva da Costa - UFBA, que considerou o aluno habilitado. 1.6 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Jesus Oneiver Arellano Perez, composta pelos professores Haydée Ribeiro Coelho (Orientadora) - FALE/UFMG, Sara del Carmen Rojo de la Rosa - FALE/UFMG e Marcos Antônio Alexandre – FALE/UFMG, que considerou o aluno habilitado. 1.7 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Luiz Henrique Ernesto Coelho, composta pelos professores Volker Karl Lothar Jaeckel (Orientador) - FALE/UFMG, Denise Borille de Abreu (Coorientadora) - PUC/MG, Marcia Maria Valle Arbex - FALE/UFMG e Ivana Teixeira Figueiredo Gund – UNEB, que considerou o aluno habilitado. 1.8 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação da doutoranda Nathália de Lima Marquez Valentini, composta pelos professores Sabrina Sedlmayer Pinto (Orientadora) - FALE/UFMG, Sérgio Alcides Pereira do Amaral - FALE/UFMG e Mônica Genelhu Fagundes - UFRJ, que considerou a aluna habilitada. 1.9 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Rafael Guimarães Tavares da Silva, composta pelos professores Teodoro Rennó Assunção (Orientador) - FALE/UFMG, Nabil Araújo de Souza (Coorientador) - UERJ, Jacyntho José Lins Brandão - FALE/UFMG e Christian Werner - USP, que considerou o aluno habilitado. 1.10 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação do doutorando Samuel Rezende Moreira, composta pelos professores Roberto Alexandre do Carmo Said (Orientador) – FALE/UFMG, Gustavo Silveira Ribeiro – FALE/UFMG e Marcus Vinicius de Freitas – FALE/UFMG, que considerou o aluno habilitado. 1.11 foi homologado o parecer da banca examinadora de exame de qualificação da doutoranda Talita Cassemiro Paiva Alves, composta pelos professores Luiz Fernando Ferreira Sá (Orientador) - FALE/UFMG, Marcel de Lima Santos - FALE/UFMG, Jose de Paiva dos Santos - FALE/UFMG, que considerou a aluna habilitada. 2. Normas para publicação de livros apoiados pelo Pós-Lit: foi referendada a aprovação de alteração no texto das Normas para publicação de livros apoiados pelo Pós-Lit, ficando assim alterada: Página 1: “1 Critérios gerais: a) O Programa apoiará financeiramente a publicação de livros de docentes permanentes e colaboradores do Pós-Lit, na área de Estudos Literários exclusivamente, que deverão divulgar resultados de projetos de pesquisa. b) Compreende-se por livro um produto impresso, podendo também ser eletrônico, que possua ISBN, publicado pelo Pós-Lit em parceria com editora universitária ou comercial, associação científica ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial. O manuscrito deverá conter no mínimo 100 páginas (nos casos de estudos de autoria única ou coautoria, coletâneas de artigos, antologias críticas e dicionários de verbetes) ou 50 páginas (nos casos de edições críticas ou traduções), considerando a seguinte formatação da lauda: fonte Times New Roman, tamanho 12, interlinha 1,5, margens 2,5 cm (1 lauda= 400 palavras ou 2500 caracteres com espaço)”. “2. Da solicitação: a) Apenas 1 (uma) proposta por solicitante (docente permanente ou colaborador do Programa) poderá ser apresentada em cada chamada, sempre com prioridade dos professores permanentes. c) A solicitação deverá ser encaminhada ao Colegiado do Pós-Lit em formulário próprio, disponível na página web do Programa, acompanhada de uma versão em PDF dos originais do texto, de acordo com as normas da ABNT em vigor. d) Letra excluída e mesclada com a anterior”. Página 2: “3 Da seleção para qualificação/tipificação da publicação: a) Obras integrais (livros de autoria única de docente permanente e colaborador do Pós-Lit) ou coautoria, sendo prioritárias as obras com maior proporção de coautores do Programa em relação ao total coautores. b) Coletâneas de artigos científicos, sendo o(s) organizador(es) docente(s) permanente(s) ou colaborador(es) do Programa, sendo prioritárias as obras com maior proporção de coorganizadores do Programa em relação ao total coorganizadores. Dentre as propostas de publicação coletiva, serão mais valorizadas as que incluírem representantes de mais de um programa de pós-graduação, preferencialmente até o número de quatro autores por programa, de modo a favorecer o intercâmbio interinstitucional. Segundo as prescrições do Documento de Área 2013 da CAPES ("em uma coletânea, no máximo quatro capítulos de autoria de integrantes de um mesmo Programa serão considerados para efeito de avaliação")”. 3. Leitura do e-mail solicitada pela professora Vera Lúcia Casa Nova: a pedido da professora Vera Lúcia Casa Nova foi lido pelo coordenador o conteúdo do e-mail enviado ela referida professora, em resposta ao indeferimento de seu pedido de auxílio financeiro. Segue o texto – “A burocracia inviabiliza uma publicação de qualidade já reconhecida por público qualificado e por muitos pares dentro da UFMG mesma. Lamento que um nome possa deixar o programa de pós-graduação em letras para trás,já que deixa de lado o mérito dos textos sobre a pandemia. Obrigada. profa, Dra. Vera Casa Nova”. 4. Credenciamento e Recredenciamento: após consulta aos representantes de cada área e, apresentado pelo coordenador que uma vez aprovando os credenciamentos no início do quadriênio, não haverá prejuízo em relação à avaliação quadrienal pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o colegiado aprovou o credenciamento dos professores, Ana Carina Utsch Terra, Daniel Reizinger Bonomo, Elen de Medeiros, Gustavo Silveira Ribeiro, Laureny Aparecida Lourenço da Silva, Leandro Garcia Rodrigues, Miriam Piedade Mansur Andrade, Olimar Flores Júnior, Paulo Vinícius Bio Toledo, e Raquel dos Santos Madanêlo Souza. Entretanto, a professora Maria Juliana Gambogi Teixeira apontou a questão do número reduzido de candidatos no Processo Seletivo de 2021 e em eventuais seleções futuras, em consequência do número reduzido, e até mesmo na ausência de bolsas de estudos para os aprovados, podendo levar a uma redução, ou na ausência de orientandos para os professores recém-credenciados. A professora afirmou que mesmo sendo uma representante de área, não se sente com autoridade para vetar uma aprovação de credenciamento, mas sugeriu que os recém-credenciados fossem informados sobre a redução do número de alunos ingressantes no Programa. O professor Elcio Loureiro Cornelsen argumentou que com a entrada de mais professores no Programa, talvez seja preciso alterar a resolução específica que trata do número de orientando por orientador, para que todos os professores do Pós-Lit possam manter a atividade de orientação. A professora Maria Juliana seguiu sua explanação sugerindo que os professores recém-credenciados na área de Teoria d Literatura e Literatura Comparada (TLLC) se credenciassem para a áreas de Literaturas Modernas e Contemporâneas (LMC). A professora Maria Juliana também defendeu que se iniciasse, após a entrada do novo membro da área de TLLC, uma discussão, no que em sua visão, considera uma sobreposição da área de TLLC com a LMC, com o intuito de se estabelecer critérios para uma melhor distinção entre as referidas áreas. O coordenador, professor Georg corroborou com a análise da professora Maria Juliana e acrescentou a situação da área de Literatura de Língua Inglesa, no que se refere a uma suposta falta de inscritos em processos seletivos, devido a obrigatoriedade da redação de projetos de pesquisa e de dissertações ou teses em língua inglesa. Em consonância às falas do professor Georg e da professora Maria Juliana, os professores Elcio e Gustavo Silveira Ribeiro sugeriram que fosse realizada uma assembleia virtual para discutir os temas que envolvem as áreas de concentração e a relação entre o número de orientandos/orientadores. 5. Leitura da carta enviada por discente do Pós-Lit: a pedido dos alunos Alice Almeida Gontijo, Dayane de Oliveira Gonçalves e Pedro Gomes Dias Brito, foi lido pela professora Maria Juliana o conteúdo da carta enviada ao Colegiado do Pós-Lit. Segue o texto – “Escrevemos esta carta como um gesto de consternação e revolta, mas também como uma abertura a ações propositivas e conjuntas. E aqui nos referimos, particularmente, mas não somente, ao absurdo corte de bolsas que afetou o nosso programa. Este ano, como todos sabemos, o Pós-Lit não foi contemplado com nenhuma bolsa de doutorado nem pela CAPES nem pelo CNPq, de acordo com critérios que nos parecem totalmente obscuros. De 29 pedidos de bolsa, somente 2 foram atendidos pela FAPEMIG - e, desses 2, nenhum contemplou os novatos. Conversando com colegas do Brasil inteiro pelas redes sociais, ficamos sabendo que o problema é generalizado e afeta PPGs da UFF, UFRJ, UFSC, UFPB, USP, UFC, UFSCar e PUC/Rio, das mais amplas áreas do conhecimento. Logo, não se trata de uma situação circunstancial, mas de um flagrante projeto de destruição da pesquisa e da universidade pública e gratuita no país. Propomos, com urgência, a tomada de uma posição coletiva que procure esclarecer e, esperamos, reverter em qualquer medida essa situação. No âmbito do Pós-Lit, gostaríamos de discutir a possibilidade de articulação com os outros PPGs da UFMG, por intermédio dos colegiados, das representações discentes e das instâncias superiores (Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa). Esse diálogo é essencial para que consigamos, o quanto antes, mapear e ter a real dimensão dos cortes na Universidade. Acreditamos também ser importante: um esclarecimento, sobretudo, da CAPES - e que implique, por exemplo, o setor de Bolsas da PRPG e a Diretoria de Fomento da PRPq -, do porquê e do como dos cortes: com base em que critérios elas foram cortadas e para onde foram essas bolsas? Com base em que uma bolsa já implementada é transformada em bolsa de empréstimo e, quando finalizada, é redistribuída no sistema CAPES, não ficando atrelada ao Programa? Critérios estabelecidos pela própria CAPES, como os de fatores limitantes, que estabelecem que o resultado final da distribuição de bolsas não pode importar perda superior a 10%, não foram aplicados? Por quê? Que medida institucional o Pós-Lit adotou para contestar essas perdas? Qual a dimensão de perdas na UFMG como um todo? Ano passado o ranking THE posicionou a UFMG como a melhor universidade federal do Brasil. Para além de qualquer discussão sobre rankings, um corte que afeta uma Universidade desse porte não pode passar despercebido em sua gravidade. Uma comunicação ampla sobre a situação dos cortes e dos impactos que representam.um esclarecimento sobre o atual momento de prorrogação do prazo de vigência das bolsas: há alguma garantia de que, finalizada a prorrogação, elas permaneçam no Programa? Há, atualmente, bolsistas CAPES de doutorado que conseguiram a prorrogação de 6 meses e que, portanto, garantiram as suas bolsas até o final de agosto? Cursar um doutorado sem bolsa, em um cenário de crise social, sanitária e econômica, é sinônimo de precarização - é sinônimo de não haver garantias de que possamos nos dedicar, com o rigor e o compromisso que esse trabalho demanda, à nossa pesquisa. Corremos, todos, um grave risco. E, por isso, é tempo de nos posicionarmos, juntos, para enfrentar esse cenário tenebroso, construir o nosso presente e pensar o nosso futuro, apesar de tudo”. Após a leitura da carta, o professor Georg informou da possibilidade de uma manutenção do número de bolsas, anunciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e, que era preciso aguardar por maiores informações. O subcoordenador, professor Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes explicou que a redução no número de bolsas é um dos reflexos do corte orçamentário do Ministério da Educação. Os professores Georg e Antonio, e o representante discente Henrique Barros Ferreira argumentaram na importância de uma mobilização efetiva, por meio de instâncias superiores, como por exemplo a Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, citada pelo professor Georg. A professora Maria Juliana julgou como louvável a ação por partes dos alunos, a qual foi compartilhada por todos os presentes. Ao final das explanações, ficou acordado que a coordenação/colegiado do Pós-Lit marcara uma reunião virtual com os discentes do Pós-Lit para apresentar-lhes o panorama atual em relação aos recursos destinados ao Programa, quais as ações já estão sendo feitas e as perspectivas futuras. Nada mais havendo a tratar, o Coordenador agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, da qual eu, Fabrício Palla Teixeira, Secretário ad hoc do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos demais membros presentes. Belo Horizonte, 08 de junho de 2021.