MARCAÇÃO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO OU DEFESA
· ATENÇÃO: O cumprimento do estágio de docência pelos alunos doutorandos bolsistas da Capes é condição obrigatória para a marcação da defesa de tese. Assim, os alunos que no momento da marcação da defesa ainda não tiverem cumprido ou obtido dispensa do estágio docência terão suas marcações rejeitadas.
· Os prazos para Qualificação e Defesa estão especificados no Regulamento do Programa. A Resolução de Bancas Examinadoras dispõe sobre a composição de bancas examinadoras de dissertações, teses e exames de qualificação. Ambos estão disponíveis em https://poslit.letras.ufmg.br/pt-br/normas-gerais
· A marcação do exame de qualificação ou da defesa de dissertação/tese deve ser iniciada no sistema acadêmico MinhaUFMG, pelo discente, pelo menos 30 dias antes da data do evento. O orientador deverá completar os dados da banca e aprovar a marcação no sistema. Serão rejeitadas as marcações enviadas à secretaria (data de aprovação pelo/a orientador/a) com menos de 25 dias da data do evento.
· Durante a marcação no sistema acadêmico, no campo "Título", deverá ser cadastrado o título definitivo do trabalho (se for em Inglês, assim ele deverá ser escrito).
· Os exemplares impressos, ou em PDF, deverão ser encaminhados aos membros da banca examinadora pelo próprio aluno, pelo menos 30 dias antes da realização do exame ou da defesa.
· Os exames e as defesas podem ser realizados de forma presencial, híbrida ou totalmente remota. A opção escolhida deve ser mencionada no campo "Local" no sistema acadêmico MinhaUFMG.
· A escolha da plataforma a ser utilizada na reunião virtual fica a critério do(a) presidente da banca e do(a) aluno(a). A FALE tem disponibilizado a plataforma Zoom para eventos online. Lembramos que a defesa deve ser pública, ou seja, o/a presidente da banca deverá compartilhar o link e autorizar o acesso à sala virtual com qualquer participante externo que o solicite.
ORIENTAÇÕES PÓS-DEFESA
O(a) aluno(a) que tiver defendido a dissertação/tese deverá, no prazo de dois meses (a contar da data da defesa):
Etapa 1. Submeter o trabalho final ao Repositório Institucional:
1.1 Reformular o trabalho definitivo de acordo com as sugestões da banca examinadora.
1.2 Incluir no trabalho definitivo a Folha de Aprovação ou a Ata disponibilizada pela secretaria e a ficha catalográfica elaborada por bibliotecário.
1.3 Realizar o depósito do trabalho no Repositório Institucional. Ver Diretrizes para normalização UFMG e Tutoriais. O não atendimento às normas implicará na reprovação do documento pelo Repositório Institucional. Se necessário, busque suporte na biblioteca da unidade acadêmica (31-3409-5118 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
1.4 Preencher o Termo de autorização para disponibilização de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG.
- Para o preenchimento, você deverá primeiramente realizar o cadastro no SEI, como usuário externo, e aguardar a liberação do cadastro via email. Acesse este link para se cadastrar e preencher o Termo.
- Após o cadastro o aluno deverá acessar o SEI e selecionar a opção Peticionamento > Processo Novo. O processo SEI gerado pelo aluno será enviado automaticamente para o Repositório que remeterá o processo à unidade SEI da secretaria. Solicitamos atenção ao preencher o nome do curso/programa para evitar erros de direcionamento do processo.
1.5 Após o cumprimento de todos os passos das instruções acima, o Repositório Institucional da UFMG emitirá a Declaração de Depósito da Versão Final de Trabalho Acadêmico, que será enviada, por email, ao interessado.
DEPÓSITO REJEITADO PELO REPOSITÓRIO: Se o Repositório identificar alguma incoerência no depósito do trabalho, ele informará ao autor, por email, as correções necessárias. Após a alteração no arquivo, acessar novamente o site, abrir a submissão, excluir o arquivo antigo, anexar o arquivo corrigido, preencher novamente as licenças, que concluirá seu depósito, não necessitando preenchimento do termo de autorização via sistema SEI.
IMPORTANTE: Somente após o cumprimento de todas as instruções acima, e a emissão da Declaração de Depósito pelo Repositório, o(a) ex-aluno(a) estará apto(a) a requerer a declaração definitiva de conclusão de curso, enviando ao endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, junto com o requerimento, a Declaração de Depósito emitida pelo Repositório.
* Somente os trabalhos já publicados no Repositório estarão aptos a concorrer a eventuais premiações.
Etapa 2. Enviar documentação à Secretaria (para diploma):
Enviar ao endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> os seguintes documentos, todos em formato PDF:
- Declaração de Entrega da Versão Final de Trabalho Acadêmico emitida pelo Repositório (etapa 1);
- Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópias do passaporte e do RNE;
- Cópia do diploma de Graduação (frente e verso) ou atestado de graduação, caso tenha se graduado na UFMG;
- Cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou união estável;
- Nada consta emitido pela Biblioteca da Unidade Acadêmica.
- Caso haja urgência na expedição do diploma: Requerimento de Registro de Diploma em CARÁTER PRIORITÁRIO devidamente preenchido, bem como a documentação listada e a justificativa da urgência, incluindo os comprovantes.
A Secretaria dará prosseguimento aos trâmites para expedição do diploma. O(a) ex-aluno(a) receberá um comunicado, por email, quando o diploma estiver pronto.
IMPORTANTE: Somente após o envio da documentação acima o(a) ex-aluno(a) estará apto(a) a solicitar, através do endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, a declaração definitiva de conclusão de curso com diploma em tramitação.