ATA DA 178ª REUNIÃO DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS DA UFMG REALIZADA NO DIA 19/10/2010.

No dia 19 (dezenove) de outubro de dois mil e dez, às 14:00 horas, na sala 4029 da FALE/UFMG, foi realizada a centésima septuagésima oitava reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, presidida pela profa. Leda Maria Martins, Coordenadora do Programa. Estiveram presentes os professores Elcio Loureiro Cornelsen, Jacyntho José Lins Brandão, Sérgio Alves Peixoto, Teodoro Rennó Assunção e Wander Melo Miranda e a representante discente Carla Damêane Pereira de Souza. As professoras Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves justificaram a ausência. EXPEDIENTE: Foram aprovadas as atas da 176ª reunião, realizada no dia 15 de setembro de 2010 às 14:00 horas, da 177ª reunião, realizada no dia 30 de setembro de 2010 às 14:00 horas e da reunião extraordinária, realizada no dia 8 de outubro de 2010 às 15:30 horas.ORDEM DO DIA: 1. Exame de Seleção 2011: a) Foram homologados os resultados da avaliação dos projetos iniciais de tese e dissertação. b) O Colegiado deferiu as inscrições das candidatas de número 173 e 32, tendo em vista a apresentação do comprovante de votação na última eleição, conforme solicitado. 2. Publicações: a) Comissão editorial do Pós-Lit e indicação de Editor da revista Aletria: Foi apresentada uma correspondência do prof. Julio Cesar Jeha solicitando o seu desligamento da presidência da Comissão editorial do Pós-Lit e do cargo de Editor da revista Aletria. O Colegiado aprovou o desligamento e indicou pro tempore o prof. Jacyntho José Lins Brandão. b) Correspondência do prof. Julio Cesar Jeha: Foi apresentada uma correspondência do prof. Julio Cesar Jeha encaminhando um relatório sobre algumas das mudanças sofridas pelos periódicos do Pós-Lit durante sua gestão como Coordenador. c) Publicação de livro: Foi aprovada uma solicitação do prof. Georg Otte de apoio financeiro do Pós-Lit no valor de R$4.626,00 para cobrir despesas de preparação, revisão e formatação junto à Editora UFMG do livro Limiares e passagens em Walter Benjamin, organizado por ele e pelos professores Elcio Loureiro Cornelsen e Sabrina Sedlmayer Pinto e já aprovado para publicação na Editora UFMG. d) Foi comunicado o recebimento de uma correspondência da Diretoria da FALE assumindo o compromisso em autorizar em 2010 a cobertura das despesas com revisão e diagramação das revistas em fase de edição. A Diretoria informou também que será feito um planejamento adequado da edição das revistas para uma racionalização do processo através de reunião com os editores e coordenadores dos dois programas de pós-graduação. e) Conselho Editorial da revistaEm Tese: O Colegiado aprovou a retirada do nome da profa. Sílvia Maria Guerra Anastácio, da UFBa, do Conselho Editorial da revista Em Tese, conforme havia sido indicada em reunião de 11 de julho de 2008, uma vez que a mesma não enviou ao Pós-Lit sua concordância em compor o referido Conselho. 3. Credenciamento de docentes: O Colegiado discutiu novamente a solicitação da profa. Myriam Corrêa de Araújo Ávila para que fosse reconsiderado o indeferimento do credenciamento dos professores Marcelino Rodrigues da Silva e Roberto Alexandre do Carmo Said. O Colegiado, após reanalisar os argumentos que informaram a decisão anterior (de 30/03/2010) de negar o credenciamento dos professores Marcelino Rodrigues da Silva e Roberto Alexandre do Carmo Said, houve por bem reconsiderar essa decisão anterior, a partir dos seguintes fatores: - o parecer da Comissão de Credenciamento; a solicitação da Profa. Myriam Ávila, representante da área de Teoria da Literatura, em carta datada de 10 de junho de 2010; a última avaliação da CAPES; além de outros argumentos favoráveis, expressos pelos membros do Colegiado. Assim sendo, foi aprovado o credenciamento dos professores Marcelino Rodrigues da Silva e Roberto Alexandre do Carmo Said que poderão iniciar sua atuação neste Programa em 2011. 4. DINTER UFPI/UFMG: Foi aprovada a solicitação da profa. Constância Lima Duarte de desligamento da coordenação do DINTER UFPI/UFMG. O Colegiado decidiu marcar uma reunião com os professores da área de Literatura Brasileira para discutirem sobre a indicação de um substituto para a profa. Constância. A Coordenadora solicitou ao prof. Sérgio Alves Peixoto, representante da área, que agendasse essa reunião. 5. Bolsa de estudos: a)Dúvida sobre a portaria conjunta CAPES e CNPQ de 15 de julho de 2010: Foi apresentada uma correspondência da mestranda Simone Aparecida Aguiar solicitando esclarecimentos sobre a portaria conjunta CAPES e CNPQ de 15 de julho de 2010, no que diz respeito à possibilidade de acumular a bolsa da CAPES com a bolsa de docência do CENEX/FALE/UFMG. A portaria estabelece que “é vedada a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento”. O Colegiado, em reunião do dia 15 de julho de 2010, decidiu que o bolsista não pode acumular bolsa de espécie alguma, o que foi ratificado nesta data. b) Proposta de novos critérios para concessão e manutenção de bolsa de estudos: O Colegiado aprovou a Resolução 01/2010 que estabelece novos critérios para a concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado, acompanhamento e exclusão de bolsistas. O Colegiado esclarece que, de acordo com as regras anteriores, a nota de aprovação no exame de entrada no curso era o único critério para a atribuição das bolsas, estando impedido de solicitá-las os alunos que tivessem obtido nota inferior a 80 (oitenta). Isso vinha gerando descontentamento e reclamações, pois tratava-se de um critério único, aferido num único momento, que afetava toda a vida posterior do estudante, desconsiderando seu desempenho no curso. Tendo em vista que se tratava de uma situação indesejável, que dividia os estudantes em duas categorias estanques, os aptos a candidatar-se a bolsas e os não-aptos, o Colegiado decidiu estabelecer novos parâmetros. De acordo com essa nova resolução: a) não se procederá mais a uma classificação automática dos alunos aptos a se candidatarem à concessão de bolsas, devendo os pedidos ser protocolados, pelos interessados, no período de 1º a 10 de fevereiro de cada ano; b) a classificação, para os estudantes que ingressarem no curso no próprio ano em que protocolarem o pedido – e apenas para estes –, considerará o resultado do exame de seleção, estando aptos a se candidatar todos os aprovados; c) para os demais estudantes, será considerado tão somente seu desempenho no curso, tendo em vista o cumprimento dos prazos para a aquisição de créditos em disciplinas, a aprovação dos projetos definitivos de dissertação ou tese e a aprovação no exame de qualificação, além dos conceitos obtidos nas disciplinas cursadas; d) complementarmente, consideram-se ainda elementos da produção discente, sob a forma de trabalhos publicados ou apresentados em eventos no período em que o aluno se encontra matriculado no curso; e) a distribuição proporcional das bolsas pelas áreas de concentração do Mestrado e do Doutorado mantém-se na forma atualmente praticada; f) cada lista, em ordem de prioridade, terá validade por apenas 1 (um) ano, ou seja, no prazo estabelecido no item “a” acima, todos os alunos podem candidatar-se, mesmo os que não tenham obtido resultado satisfatório em anos anteriores. O Colegiado considera que essa seja uma forma mais adequada e justa de proceder à atribuição das bolsas. Salienta ainda que, tendo em vista a entrada em vigor das novas regras, a lista anterior, disponível no site do Programa, terá validade somente até o dia 10 de fevereiro de 2011, quando será divulgada a nova, com validade até 10 de fevereiro de 2012. c) Solicitação da doutoranda Juliana Helena Gomes Leal: Foi apresentada uma solicitação da doutoranda Juliana Helena Gomes Leal para que seja contemplada novamente com uma bolsa de estudos, tendo em vista a deliberação da FAPEMIG que permite o exercício de atividade remunerada simultaneamente ao recebimento da bolsa. O Colegiado decidiu que a aluna deverá protocolar o pedido de bolsa no período de 1º a 10 de fevereiro, conforme a Resolução 01/2010, disponível no site do Pós-Lit. 6. Prorrogação de prazo: a) Foi aprovada uma prorrogação do prazo para conclusão do curso de mestrado de Amanda Carvalho Azevedo para defesa da dissertação até o dia 30 de novembro de 2010. b) Foi aprovada uma prorrogação do prazo para conclusão do curso de mestrado de Wellington Guimarães para defesa da dissertação até o dia 30 de novembro de 2010. 7. Correspondência da ex-aluna Carolina Ribeiro Viana Lara: Foi apresentada uma correspondência da ex-aluna Carolina Ribeiro Viana Lara pedindo desculpas e informando sua resignação com o desligamento do curso. 8. Projeto definitivo de tese: O Colegiado indicou a profa. Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova como parecerista para o projeto definitivo de dissertação de Bruno Fabri Carneiro Valadão, Cinema, poesia e revolução: o exemplo Terra em transe. 9. Mudança de orientador: a) Foi aprovada a solicitação do mestrando Breno Couto Kümmel de mudança de orientação da profa. Maria Zilda Ferreira Cury para o prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral.b) Foi apresentada uma solicitação da doutoranda Maria Elvira Malaquias de Carvalho para ser orientada pelo prof. Luís Alberto Ferreira Brandão Santos ao invés da profa. Márcia Maria Valle Arbex que foi indicada pelo Colegiado em reunião anterior. O Colegiado decidiu consultar o prof. Luís Alberto se aceita assumir essa orientação. Se ele aceitar, fica aprovada a indicação. 10. Residência pós-doutoral: a) Foi apresentado o parecer da profa. Eneida Maria de Souza e o relatório final de Regina Lúcia de Faria, que desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sob sua supervisão no período de abril de 2008 a março de 2009. O Colegiado homologou o parecer da profa. Eneida, favorável à aprovação do relatório. b) Foi apresentado o parecer da profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira e o relatório final de Wagner José Moreira, que desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sob sua supervisão no período de março de 2008 a fevereiro de 2009. O Colegiado homologou o parecer da profa. Silvana, favorável à aprovação do relatório. 11. Proposta de minicurso para o primeiro semestre de 2011: Foi aprovada a proposta da profa. Haydée Ribeiro Coelho para realização de um minicurso de 15 horas/1 crédito sobre o tema “Literatura, crítica e indústrias culturais”, a ser ministrado pela profa. Marcela Croce, da Universidade de Buenos Aires, no primeiro semestre de 2011 (de 2 a 6 de maio de 2011). Não haverá despesas para o Pós-Lit pois a professora virá através do Programa de Mobilidade Docente “Escala Docente” da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (Convocatoria 2010-2011). 12. Proposta de novos formulários: O Colegiado aprovou a proposta de novos formulários para o “Atestado de acompanhamento de aluno bolsista” e “Parecer sobre projetos de dissertação ou tese”. REFERENDAMENTOS: 1. Prêmio UFMG de Teses, Edição 2010: Foi referendada a aprovação da indicação dos professores Laura Cavalcante Padilha (UFF), Ivete Lara Camargos Walty (PUC/MG), Victor Hugo Adler Pereira (UERJ), Márcio Orlando Seligmann-Silva (UNICAMP) e Jaime Ginzburg (USP), respondendo a um pedido da PRPG para sugestão de nomes de consultores externos à UFMG que poderão compor a Comissão ad hoc de análise das teses concorrentes ao Prêmio UFMG de Teses, Edição 2010. 2. Bancas examinadoras: a)Foi referendada a aprovação da banca examinadora de defesa de dissertação da mestranda Bruna Saraiva Gusmão composta pelos professores Teodoro Rennó Assunção (orientador) – FALE/UFMG, Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa – FALE/UFMG e Antônio Orlando Oliveira Dourado Lopes – FALE/UFMG, como titulares, e Jacyntho José Lins Brandão – FALE/UFMG, como suplente. Data da defesa: 27 de outubro de 2010. b) Foi referendada a aprovação da banca examinadora de defesa de tese do doutorando Luiz Antônio Paganini composta pelos professores Maria Zilda Ferreira Cury (orientadora) – FALE/UFMG, Sérgio Alves Peixoto – FALE/UFMG, Melânia Silva de Aguiar – PUC/MG, Zahidé Lupinacci Muzart – UFSC e Maria Luiza Berwander da Silva – UFRGS, como titulares, Silvana Maria Pessôa de Oliveira – FALE/UFMG e Constância Lima Duarte – FALE/UFMG, como suplentes. Data da defesa: 4 de novembro de 2010. c) Foi referendada a aprovação da banca examinadora de defesa de dissertação do mestrando Warley Matias de Souza composta pelos professores Marcos Antônio Alexandre (orientador) – FALE/UFMG, Sara del Carmen Rojo de la Rosa – FALE/UFMG e Carlos Magno Camargos Mendonça – FAFICH/UFMG, como titulares, e Cristiano Silva de Barros – FALE/UFMG, como suplente. Data da defesa: 1º de dezembro de 2010. 3. Bolsa PDEE: Foi referendada a aprovação do resultado da seleção de bolsa PDEE que teve como candidatos os doutorandos Carla Damêane Pereira de Souza, Cláudia Cristina Maia, Fabricia Walace Rodrigues, Karla Fernandes Cipreste e Thiago César Viana Lopes Saltarelli. A PRPG concedeu uma cota adicional de 12 meses ao Pós-Lit para 2011, uma vez que o Pós-Lit já não tinha mais cota para esse ano. O Colegiado aprovou a indicação do candidato Thiago César Viana Lopes Saltarelli, por um período de 8 (oito) meses e a indicação da candidata Karla Fernandes Cipreste, por um período de 4 (quatro) meses. Nada mais havendo a tratar, a Coordenadora agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, da qual eu, Letícia Magalhães Munaier Teixeira, Secretária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos demais membros presentes. Belo Horizonte, 19 de outubro de 2010.

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