• ATENÇÃO: O cumprimento do estágio de docência pelos alunos doutorandos bolsistas da Capes é condição obrigatória para a marcação da defesa de tese. Assim, os alunos que no momento da marcação da defesa ainda não tiverem cumprido ou obtido dispensa do estágio docência terão suas marcações rejeitadas.
  • Os prazos para Qualificação e Defesa estão especificados no Regulamento do Programa. A Resolução de Bancas Examinadoras dispõe sobre a composição de bancas examinadoras de dissertações, teses e exames de qualificação. Ambos estão disponíveis em https://poslit.letras.ufmg.br/pt-br/normas-gerais
  • A marcação do exame de qualificação ou da defesa de dissertação/tese deve ser iniciada no sistema acadêmico MinhaUFMG, pelo discente, pelo menos 30 dias antes da data do evento. O orientador deverá completar os dados da banca e aprovar a marcação no sistema. Serão rejeitadas as marcações enviadas à secretaria (data de aprovação pelo/a orientador/a) com menos de 25 dias da data do evento.
  • Durante a marcação no sistema acadêmico, no campo "Título", deverá ser cadastrado o título definitivo do trabalho (se for em Inglês, assim ele deverá ser escrito).
  • Os exemplares impressos, ou em PDF, deverão ser encaminhados aos membros da banca examinadora pelo próprio aluno, pelo menos 30 dias antes da realização do exame ou da defesa.
  • Os exames e as defesas podem ser realizados de forma presencial, híbrida ou totalmente remota. A opção escolhida deve ser mencionada no campo "Local" no sistema acadêmico MinhaUFMG.
  • A escolha da plataforma a ser utilizada na reunião virtual fica a critério do(a) presidente da banca e do(a) aluno(a). A FALE tem disponibilizado a plataforma Zoom para eventos online.

Outros Programas