1. ENTREGA DA VERSÃO FINAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS AO REPOSITÓRIO DA UFMG:
O(a) aluno(a) que tiver defendido a dissertação/tese deverá, até dois meses após a data da defesa:
1.1. Reformular o trabalho definitivo de acordo com as sugestões da banca examinadora;
1.2. Incluir no trabalho definitivo a Folha de Aprovação ou a Ata disponibilizada pela secretaria e a ficha catalográfica elaborada por bibliotecário.
1.3. Garantir que o trabalho atenda a todas as Diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG. O não atendimento às normas implicará na reprovação do documento pelo Repositório Institucional. Se necessário, busque suporte na biblioteca da unidade acadêmica (31-3409-5118 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
1.4. O trabalho deverá ser salvo em arquivo único, formato PDF-A de até 20MB e nomeado conforme o título da defesa: veja Tutorial de Conversão de Arquivo para Formato PDF-A
1.5. Enviar ao endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, com cópia para o(a) orientador(a):
- a versão final da dissertação/tese;
- o formulário, assinado pelo(a) orientador(a), atestando que foi incorporado no texto do trabalho final as alterações sugeridas pela banca examinadora.
1.6. Antes de fazer o autoarquivamento da versão final de seu trabalho, o Repositório Institucional aconselha ao aluno fazer a verificação do Check-list para composição do arquivo de autoarquivamento.
1.7. Autoarquivar a versão final do trabalho no sistema do Repositório Institucional da UFMG:
1.8. Preencher o Termo Autorização relativo ao depósito e disponibilização de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG; para selecionar o endereço do PósLit, escolha a opção FALE-SECCPGELT.
DEPÓSITO REJEITADO PELO REPOSITÓRIO: Se o Repositório identificar alguma incoerência no depósito do trabalho, ele informará ao autor, por email, as correções necessárias. Após a alteração no arquivo, acessar novamente o site, abrir a submissão, excluir o arquivo antigo, anexar o arquivo corrigido, preencher novamente as licenças, que concluirá seu depósito, não necessitando preenchimento do termo de autorização via sistema SEI.
IMPORTANTE: somente os trabalhos já publicados no Repositório estarão aptos a concorrer a eventuais premiações.
2. SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA:
O(a) ex-aluno(a) deverá enviar à secretaria, exclusivamente por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), os seguintes documentos, todos em formato PDF:
- Cópia do CPF;
- Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópias do passaporte e do RNE;
- Cópia do diploma de Graduação (frente e verso);
- Cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou união estável;
- Nada consta emitido pela Biblioteca da Unidade Acadêmica.
PRIORITÁRIO: Requerimentos de expedição de diploma em caráter prioritário somente serão aceitos mediante comprovação. Neste caso, o egresso deverá enviar à secretaria, além dos documentos supracitados, o formulário Requerimento de Registro de Diploma em CARÁTER PRIORITÁRIO devidamente preenchido, assinado, bem como a documentação listada e a justificativa da urgência, incluindo os comprovantes. Todos os arquivos deverão estar em formato PDF.
IMPORTANTE: A secretaria receberá a documentação do requerimento de diploma a qualquer tempo. Porém, por se tratar de documento que compõe o processo, a tramitação do diploma seguirá para a PRPG somente após o recebimento da Declaração de Entrega da Versão Final de Trabalhos Acadêmicos ao Repositório Institucional da UFMG, a ser emitida pelo Repositório e enviado à Secretaria, com cópia para o(a) ex-aluno(a).
2ª VIA DO DIPLOMA: O(a) ex-aluno(a) deverá enviar à secretaria, exclusivamente por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), os seguintes documentos, todos em formato PDF:
- Cópia do CPF;
- Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópias do passaporte e do RNE;
- Cópia do diploma de Graduação (frente e verso);
- Cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou união estável;
- Justificativa de solicitação da 2º Via;
- Taxa de Registro de Diplomas (essa taxa não se aplica aos Certificados de Pós-Doutorado). Os registros de diplomas de 2ª via por motivo de flexão de gênero, em consonância com a Lei nº 12.605, de 03/04/2012, não requerem pagamento de taxa.