DISPONIBILIZAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO/TESE:

1. Reformular o trabalho definitivo de acordo com as sugestões da banca examinadora;
  2. Incluir no trabalho definitivo a Folha de Aprovação ou Ata disponibilizada pela secretaria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e a ficha catalográfica elaborada por bibliotecário (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), contendo palavras-chave;
  3. Formatar a versão final do trabalho de acordo com DIRETRIZES PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UFMG;
  4. Para garantir que o depósito seja aceito pelo Repositório Institucional da UFMG, consulte o CHECK-LIST PARA COMPOSIÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO ACADÊMICO;
  5. Autoarquivar a versão final do trabalho no sistema do Repositório Institucional da UFMG. Veja o vídeo tutorial de autoarquivamento;
  6. Preencher o Termo de Autorização de Depósito de Trabalho Acadêmico; para selecionar o endereço do PósLit, pesquise por SECCPGELT e escolha a opção FALE-SECCPGELT;
  7. Enviar à secretaria, por email, com cópia para o seu orientador:
    • carta de seu orientador liberando os exemplares definitivos e, se for o caso, indicando que as alterações sugeridas foram incorporadas ao trabalho;

• cópia da versão final da dissertação/tese (em PDF), informando a data em que o trabalho foi disponibilizado no Repositório. O arquivo deverá conter somente o conteúdo autorizado para publicação (o mesmo a ser disponibilizado no Repositório Institucional)

Observação: Tendo em vista resolução do Colegiado, qualquer documento comprovando que V. Sa. cumpriu todos os requisitos regulamentares exigidos para a obtenção e atribuição do grau de Mestre/Doutor em Letras: Estudos Literários (Declaração definitiva de conclusão de curso, cópia da Ata ou o Diploma) somente poderá ser expedido após o cumprimento de todas as etapas descritas acima.

NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS:

ATENÇÃO: antes de encadernar o exemplar, ligar para a secretaria e confirmar essa necessidade, pois a biblioteca da FALE suspendeu, por tempo indeterminado, essa obrigatoriedade para liberação do diploma.

Entregar na secretaria do Pós-Lit, depois de ter sido disponibilizado o trabalho no Repositório Institucional, um exemplar definitivo de seu trabalho, impresso, encadernado com capa dura azul marinho, não espiral, com a folha de assinatura original da banca examinadora, disponível no Pós-Lit após a defesa. O trabalho deverá:

• estar reformulado de acordo com as sugestões da banca examinadora;

• seguir as normas da ABNT (folha de rosto, informações sobre nome da instituição, departamento, nota de tese e dissertação);

• apresentar ficha catalográfica elaborada por bibliotecário, contendo palavras-chave.

SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA:

Seguem as novas orientações do DRCA devido a fase de restrições da UFMG:

Visando atender às demandas para entrega de diplomas que são solicitados em caráter de urgência, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) informa os seguintes procedimentos referentes à solicitação/agendamento e entrega de diplomas a serem adotados:

·    Novas prioridades e entrega de diplomas somente poderão ser agendadas para casos de urgência mediante comprovação. Urgência neste contexto é a situação na qual a ausência do diploma implicará na perda de vaga, seja de emprego, seja de estudo. Caso a sua solicitação se enquadre neste cenário, você deverá enviar à secretaria, por email, os formulários Requerimento de Expedição de diploma e Requerimento de Registro de Diploma em CARÁTER PRIORITÁRIO devidamente preenchidos, assinados, bem como a documentação listada e a justificativa da urgência, incluindo comprovantes.

·    Para os casos que não se enquadrem como urgência, é possível a emissão de uma Declaração, desde que o diploma esteja em processo de registro; o(a) interessado(a) deverá enviar à secretaria, por email, o formulário Requerimento de Expedição de diploma devidamente preenchido, assinado, bem como a documentação listada. Poderá, ainda, solicitar à secretaria uma "Declaração de conclusão com diploma em tramitação".

·    No retorno às atividades presenciais, o processamento de diplomas voltará ao normal, devendo o requerente preencher o Requerimento de Expedição de Diploma, e entregá-lo, juntamente com os anexos solicitados, no guichê da secretaria do Pós-Lit. A situação pode ser acompanhada aqui: https://ufmg.br/coronavirus.

Outros Programas