Etapa 1. DEPÓSITO DA VERSÃO FINAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO REPOSITÓRIO DA UFMG:

O(a) aluno(a) que tiver defendido a dissertação/tese deverá, no prazo de dois meses (a contar da data da defesa):

1.1. Reformular o trabalho definitivo de acordo com as sugestões da banca examinadora.

1.2. Incluir no trabalho definitivo a Folha de Aprovação ou a Ata disponibilizada pela secretaria e a ficha catalográfica elaborada por bibliotecário.

1.3. Enviar ao endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, com cópia para o(a) orientador(a):

• a versão final da dissertação/tese;
  • formulário, assinado pelo(a) orientador(a), atestando que foi incorporado no texto do trabalho final as alterações sugeridas pela banca examinadora.

1.4. Realizar o depósito do trabalho no Repositório Institucional:

1.4.1. Garantir que o trabalho atenda a todas as Diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG. O não atendimento às normas implicará na reprovação do documento pelo Repositório Institucional. Se necessário, busque suporte na biblioteca da unidade acadêmica (31-3409-5118 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

1.4.2. O trabalho deverá ser salvo em arquivo único, formato PDF-A de até 20MB e nomeado conforme o título da defesa: veja Tutorial de Conversão de Arquivo para Formato PDF-A

1.4.3. Autoarquivar a versão final do trabalho no sistema do Repositório Institucional da UFMG (ver Tutoriais de autoarquivamento)

1.4.4. Preencher o Termo de autorização para disponibilização de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG; para selecionar o endereço do PósLit, escolha a opção FALE-SECCPGELT

DEPÓSITO REJEITADO PELO REPOSITÓRIOSe o Repositório identificar alguma incoerência no depósito do trabalho, ele informará ao autor, por email, as correções necessárias. Após a alteração no arquivo, acessar novamente o site, abrir a submissão, excluir o arquivo antigo, anexar o arquivo corrigido, preencher novamente as licenças, que concluirá seu depósito, não necessitando preenchimento do termo de autorização via sistema SEI.

IMPORTANTE: somente os trabalhos já publicados no Repositório estarão aptos a concorrer a eventuais premiações.

Etapa 2. SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA:

O(a) ex-aluno(a) deverá enviar à secretaria, exclusivamente por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), os seguintes documentos, todos em formato PDF:

• Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópias do passaporte e do RNE;
  • Cópia do diploma de Graduação (frente e verso);
  • Cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou união estável;
  • Nada consta emitido pela Biblioteca da Unidade Acadêmica.

PRIORITÁRIO: Requerimentos de expedição de diploma em caráter prioritário somente serão aceitos mediante comprovação. Neste caso, o egresso deverá enviar à secretaria, além dos documentos supracitados, o formulário Requerimento de Registro de Diploma em CARÁTER PRIORITÁRIO devidamente preenchido, assinado, bem como a documentação listada e a justificativa da urgência, incluindo os comprovantes. Todos os arquivos deverão estar em formato PDF.

IMPORTANTE: A secretaria receberá a documentação do requerimento de diploma a qualquer tempo. Porém, por se tratar de documento que compõe o processo, a tramitação do diploma seguirá para a PRPG somente após o recebimento da Declaração de Entrega da Versão Final de Trabalhos Acadêmicos ao Repositório Institucional da UFMG, a ser emitida pelo Repositório e enviado à Secretaria, com cópia para o(a) ex-aluno(a).

2ª VIA DO DIPLOMA: O(a) ex-aluno(a) deverá enviar à secretaria, exclusivamente por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), os seguintes documentos, todos em formato PDF:

• Cópia do CPF;
  • Cópia do diploma de Graduação (frente e verso);
  • Cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou união estável;
  • Justificativa de solicitação da 2º Via;
  • Taxa de Registro de Diplomas (essa taxa não se aplica aos Certificados de Pós-Doutorado). Os registros de diplomas de 2ª via por motivo de flexão de gênero, em consonância com a Lei nº 12.605, de 03/04/2012, não requerem pagamento de taxa.

Outros Programas