Apresentação do Programa

Criado no 1° semestre de 1973, o Curso de Pós-Graduação em Letras da FALE/UFMG foi reestruturado no 2° semestre de 1975, com três áreas de concentração em nível de Mestrado – Linguística, Inglês e Literatura Brasileira. No ano de 1984, foi aprovado o Doutorado em Literatura Comparada. Em 1993, o curso foi desmembrado, originando os programas de Letras: Estudos Linguísticos e Letras: Estudos Literários. Este último passou a ser conhecido como Pós-Lit e tinha, na sua implantação, cinco áreas de concentração: Literatura Brasileira (Mestrado), Literatura Francesa (Mestrado), Literaturas de Expressão Inglesa (Mestrado), Teoria da Literatura (Mestrado) e Literatura Comparada (Doutorado). As linhas de pesquisa eram: Literatura e Psicanálise, Poéticas da Modernidade, Literatura e Outros Sistemas Semióticos, Teorias do Comparativismo, Literatura e Expressão da Alteridade e Literatura, História e Memória Cultural. Já nessa primeira formatação, as linhas foram concebidas como transversais às áreas, modelo inovador que permanece em vigor ainda hoje. O processo de desmembramento, entretanto, levou anos para ser efetivado oficialmente, devido a complexos trâmites entre o programa e a CAPES, encerrando-se apenas em 1998. (...)

Texto completo

Notícias

ATENÇÃO: Matrícula em Disciplina Isolada

 

A partir do 1º semestre de 2018, os requerimentos de disciplinas isoladas no Pós-Lit serão realizados exclusivamente ONLINE.

Clique aqui para mais informações.

ATENÇÃO!

EXAME DE SELEÇÃO 2018

Relação de números de matrícula por alunos - Mestrado e Doutorado

Sobre bolsas de estudos de mestrado e doutorado

Informamos que a Resolução nº 02/2017, que dispõe sobre os critérios para a concessão de bolsas, acompanhamento e exclusão de bolsistas já está disponível no site do Pós-Lit (em "Institucional/Regulamento"), bem como o formulário específico para o pedido de bolsa de estudos.

Destacamos o seguinte:

- a FUMP aceitará solicitações de análise socioeconômica até 22/01/2018 e os pedidos deverão ser protocolados pelos interessados no site da FUMP (www.fump.ufmg.br). O requerimento poderá ser feito sem o número de matrícula, no caso de alunos novatos. A análise socioeconômica é opcional e os interessados deverão solicitá-la neste mês de janeiro de 2018, até o dia 22, conforme informado. Não é possível utilizar avaliações feitas anteriormente ao pedido e para outras finalidades que não para a classificação para bolsas de estudos do Pós-Lit.

- as solicitações de bolsa de estudos do Pós-Lit deverão ser entregues na secretaria do Pós-Lit, no horário de atendimento externo (das 13h30 às 17h), no período de 20 a 31/01/2018 (somente dias úteis), ou encaminhadas por correio Sedex com data de postagem até 31/01/2018.

- as solicitações de bolsa de estudos do Pós-Lit poderão ser entregues sem o número de matrícula (para os alunos novatos) e sem o resultado da análise socioeconômica, pois tal resultado nos será encaminhado diretamente pela FUMP.

- serão desclassificados todos os pedidos que não contenham todos os documentos exigidos pela Resolução nº 02/2017.

 

 

 

 

 

 

 

Outros Programas