Imagens da Memória: entre o legível e o visível
César Geraldo Guimarães
ISBN 85-7041-127-8
Sumário
PREFÁCIO - AOS ANJOS, O QUE É DOS ANJOS
INTRODUÇÃO - A IMAGEM, SIGNO DA MEMÓRIA
CAPÍTULO I - WE CAN'T GO HOME AGAIN
CAPÍTULO II - A VOCAÇÃO ICÔNICA DA MEMÓRIA
A escrita e as imagens
Do maquinismo das imagens ao trabalho dos signos
O tempo e o sujeito das imagens
A memória e a imagem técnica
CAPÍTULO III - O QUE É UMA IMAGEM EM LITERATURA?
A imagem na narrativa
Duas concepções acerca da imagem
As modulações da imagem
Uma pequena tipologia
CAPÍTULO IV - A IMAGEM SEGUNDO BERGSON
Deleuze lendo Bergson
CAPÍTULO V - ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE CINEMA E LITERATURA
Um modelo complexo
O cinema dos primeiros tempos
Dickens, Griffith, Eisenstein e nós
Eisenstein, Metz e a Semiologia
A literatura e o cinema que ainda não existia(m)
CAPÍTULO VI - NARRAR POR IMAGENS: O OLHAR E A MEMÓRIA
A viagem e as imagens: Wenders, Handke e Noll
O decifrador e o desmemoriado
A imagem desintegrada
As imagens e o regime de luz
CAPÍTULO VII - I IMAGEM ESCRITA
Errar no mesmo lugar
O filme esburacado
A imagem soletrada
Os tempos da escrita
CAPÍTULO VIII - FARAWAY, SO CLOSE
CAPÍTULO IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS